Mais de 80 Catequistas disseram “sim” ao desafio do serviço da Catequese de Leiria para conhecerem melhor o projeto de catequese com adolescentes
“Say Yes- aprender a dizer sim” projeto de Catequese com adolescentes rumo à JMJ 2022 foi apresentado no passado sábado no seminário de Leiria.
A iniciativa, criada pelo setor da catequese de Lisboa e abraçada pelo SNEC para todas as dioceses, destina-se a todos “os que queiram fazer este caminho catequético que tem por base as experiências das JMJ”, explicou aos catequistas o padre José Henrique, diretor do Serviço de Catequese (SCL) da diocese de Leiria-Fátima.
“Queremos que estes três anos sejam uma verdadeira preparação para os nossos adolescentes crescerem e poderem chegar à JMJ 2022 envolvidos na Igreja e comprometidos com acolhimento de quem chega e fazer caminho com todos”.
Para o diretor do SCL o projeto “assenta numa pedagogia projetual presente ao longo de todo o projeto de catequese”.
“Com o ‘Say yes’ os adolescentes não acolhem simplesmente o que os catequistas vão dizer, mas a partir do trabalho refletir, analisar e atuar na realidade”.
O aparecimento de vários projetos, “divididos no natal, páscoa e no ‘dar mais’ evidenciam a perspetiva da experiência de um compromisso cristão no terreno”, lembrou o responsável.
“Deseja-se que exista um acompanhamento mais próximo que gere um compromisso mais profundo e não se fique por uma ação esporádica”, completou.
Uma adesão muito positiva e um projeto que pode vir a dar frutos
No final do encontro o padre José Henrique, em declarações exclusivas ao EDUCRIS mostrou-se satisfeito “pelo grupo alargado e interessado” que participou na sessão de apresentação.
O responsável da catequese de Leiria-Fátima mostrou-se “esperançoso” de que o projeto possa vir “a ser assumido, bem vivido, numa experiência bem positiva que possa dar frutos para a catequese da adolescência na diocese de Leiria-Fátima e à renovação da catequese em Portugal”.
Durante o próximo ano os catequistas podem contar “com um acompanhamento constante” na implementação do projeto com o Serviço de Catequese de Leiria-Fátima a disponibilizar, na escola de catequistas, encontros de quinze em quinze dias, de modo a trocarmos experiências e a fazermos melhor”.
“Este projeto pode criar laços na própria diocese. Ajudar a criar sinergias entre paróquias, colocar os catequistas a estarem juntos e trazer uma maior dinâmica à própria diocese”, completou.
‘Say Yes’ quer ser ‘laboratório’ para o novo projeto de catequese com adolescentes
O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) tem vindo a refletir sobre a catequese com adolescentes. O padre José Henrique, que faz parte do grupo de reflexão interna, considera que o ‘Say Yes’ beneficia já deste “caminho que temos trilhado na reflexão catequética ao longo dos anos”.
A prática vai ajudar a perceber “se este é o caminho a seguir” nos pós- Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2022.
Os catequistas interesados podem inscrever o seu grupo de catequese da adolescência, a partir do 7º volume, AQUI
(texto e fotos retirados de http://www.educris.com)