Reunião da cúria diocesana: D. António quer que preparem uma “sala grande”

No dia 10 de setembro, no Seminário de Leiria, com os presentes a ouvirem de D. António Marto uma palavra de agradecimento e estímulo para mais uma jornada de trabalho pastoral, bem como a orientação geral que esse trabalho deve seguir.

Como é habitual antes do início do novo ano pastoral, o Bispo diocesano promoveu um encontro com todos os funcionários e colaboradores da Cúria, isto é, os padres e leigos que trabalham nos diversos departamentos, serviços e estruturas da diocese de Leiria-Fátima.

Esta ocasião é também aproveitada para a tomada de posse daqueles que foram recentemente nomeados para exercer novas funções a partir deste ano.

Assim se cumpriu, no dia 10 de setembro, no Seminário de Leiria, com os presentes a ouvirem de D. António Marto uma palavra de agradecimento e estímulo para mais uma jornada de trabalho pastoral, bem como a orientação geral que esse trabalho deve seguir, nomeadamente o respetivo enquadramento no tema do triénio que é a Eucaristia.

A sala grande

A este propósito, D. António Marto serviu-se da homilia do Papa Francisco na celebração do Corpo de Deus deste ano para recuperar uma das imagens do episódio evangélico da Última Ceia: a da sala grande que os discípulos arranjaram para se reunir.

Cita D. António Marto:

“Uma sala grande para um pequeno bocado de pão. Deus faz-Se pequeno como um bocado de pão e, por isso mesmo, é preciso um coração grande para O poder reconhecer, adorar e acolher. A presença de Deus é tão humilde, escondida, por vezes invisível, que precisa dum coração preparado, desperto e acolhedor para ser reconhecida. Ao contrário, se em vez duma grande sala, o nosso coração se assemelhar mais a um reposteiro onde conservamos tristemente as coisas velhas; se ele se assemelhar a um sótão para onde já há muito mandamos o nosso entusiasmo e os nossos sonhos; se ele se assemelhar a um quarto acanhado, um quarto escuro, porque vivemos apenas de nós mesmos, dos nossos problemas e amarguras, então será impossível reconhecer esta presença silenciosa e humilde de Deus.”

Desta forma, assume a importância da temática do triénio que deve ser uma preocupação permanente para toda a Igreja, por estarmos a falar do sacramento central da vida cristã.

O nome da Igreja

Outro assunto em destaque pelo Bispo de Leiria-Fátima não podia deixar de ser o Sínodo dos Bispos que vai começar já no início de outubro e para o qual pede o envolvimento de toda a Diocese, leigos, religiosos e presbíteros. Citando ainda a mesma homilia, D. António diz que “é preciso alargar o coração. Precisamos de sair do pequeno quarto do nosso eu e entrar no grande espaço do deslumbramento e da adoração. E há muita falta disso! Falta-nos isso em muitos passos que damos para nos encontrar, reunir, pensar em conjunto a pastoral… Mas se faltar isso, se faltar o deslumbramento e a adoração, não há caminho que nos leve ao Senhor. Nem haverá o Sínodo; não haverá nada. Este é o procedimento diante da Eucaristia, disto precisamos: a adoração.” 

O cardeal explica que “a sinodalidade é um elemento constitutivo da Igreja” e, nesse sentido, partilha uma citação de São João Cristóstomo que disse que “o sínodo é o nome da Igreja”, porque é o caminho em comunhão de todo o Povo de Deus.

Tomada de posse

De acordo com o comunicado publicado em junho deste ano, a reunião serviu para o compromisso e tomada de posse dos nomeados assumir alguns serviços da cúria. O padre Rui Miguel Lopes Ruivo Ferreira passou a ser diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã, Serviço de Pastoral do Ensino Superior e do Seminário em Família. O padre Manuel Rodrigues da Silva assumiu a direção do Serviço de Pastoral Familiar. O padre Jorge Manuel Pombo Fernandes passa a ser o assistente Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos. Já o Movimento Católico de Estudantes é agora assistido por um leigo, o Miguel Pedro Nunes Serra, professor da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.