Religiosas da Instrução Cristã deixaram Leiria e regressaram ao Brasil

As Religiosas da Instrução Cristã chegaram a Leiria a 16 de fevereiro de 1994. Durante os 27 anos da sua estadia em Leiria-Fátima prestaram múltiplos serviços.
http://lefa.pt/?p=45639

Com grande emoção e dor, as Irmãs da Instrução Cristã, Maricélia e Conceição, que constituíam atualmente a comunidade presente em S. Romão, deixaram Leiria e regressaram ao Brasil, no passado sábado, dia 20 de novembro, acompanhadas pela superiora geral, Irmã Eulália Lima. A decisão de encerramento da missão da comunidade nesta diocese foi tomada e comunicada ao bispo de Leiria-Fátima pela Congregação, que a justificou com a falta de vocações em número suficiente para manter todos os serviços com que estas religiosas estão comprometidas.

As Religiosas da Instrução Cristã chegaram a Leiria a 16 de fevereiro de 1994. Durante os 27 anos da sua estadia em Leiria-Fátima prestaram múltiplos serviços na catequese, na paróquia dos Pousos, na Batalha, no Colégio de S. Miguel, na pastoral das vocações, nos hospitais, na comunidade cristã de São Romão e Guimarota e no Movimento da Mensagem de Fátima. Congregavam e animavam também um grupo de oração na casa onde residiam e atendiam muitas pessoas que as procuravam para serem escutadas e ajudadas nas suas dificuldades e sofrimentos. Por todo o seu trabalho, na despedida, o bispo de Leiria-Fátima agradeceu às irmãs o precioso serviço que aqui desempenharam e o grande apreço que suscitaram em muitas pessoas.

Num telefonema muito emocionado e numa carta a mim dirigida, enviada do Recife, onde agora reside, a Irmã Maria Etienne, que foi quem iniciou a missão em Leiria e aqui esteve muitos anos, manifesta o “grande agradecimento à querida Diocese de Leiria-Fátima”. Menciona depois o obrigado aos “mui queridos bispos” que receberam as irmãs e as “acompanharam de braços e corações abertos”, ao clero “que abriu as portas das suas paróquias para o trabalho que nos foi pedido com os catequistas, catequese e sobretudo com os crismandos”, “ao querido movimento da Mensagem de Fátima que nos proporcionou a lavar os pés dos peregrinos, a ajudar os seus devotos em dias de retiro e rezar nas grandes adorações noturnas”. A terminar, pede desculpas “pelas nossas falhas” e deixa a promessa: “Contem sempre com a nossa amizade e orações”.

Esta Congregação foi fundada na Bélgica em 1823, pela Madre Agathe Vehelle. Tem como carisma a evangelização e educação da juventude, à maneira de Cristo. Está presente em vários países da Europa e também no Brasil, de onde vieram as irmãs que estiveram em Leiria.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress