Editorial Rede 3

Já não é segredo nenhum que, nos próximos tempos, mais propriamente durante os próximos dois anos, os jovens vão ser o fio condutor das iniciativas pastorais da nossa Diocese. O novo ano civil trouxe-nos um mês de janeiro que está a ser marcado pelos encontros do cardeal D. António Marto com os jovens da Diocese. Já se realizaram três desses encontros e, por isso, há algumas notas que queremos deixar em destaque.

Os jovens dizem “presente”

Podemos analisar os números dos participantes nessas assembleias à luz do “copo meio cheio” ou do “copo meio vazio”. Mas também podemos apresentar os números tal como eles são: nos três encontros somámos seis centenas de participantes. Não conseguimos dizer se são muitos ou se são poucos. Constatámos, isso sim, que os anfiteatros encheram e que, apesar de todos os receios de fracas afluências, afinal, os mais novos acederam ao convite.

O Bispo fala aos jovens

Uma nota de destaque vai particularmente para o D. António. Em conversas mais ou menos privadas, ele partilhava as suas apreensões em fazer-se ouvir por outra geração que está nos antípodas da sua e, sobretudo, fazer-se perceber. Dúvidas sem razão de ser, diga-se. Os mais novos têm essa característica peculiar que tantas vezes falta aos adultos — a honestidade — e, por isso, quando dizem que o seu Bispo consegue cativá-los, está tudo dito.

Os jovens respondem ao Bispo

Para além da presença nos encontros, o interesse dos jovens pelas “coisas da Igreja”, vêem-se em gestos simples e banais. Nem nos referimos a uma vontade sincera de fazerem as perguntas que querem fazer e ouvirem as respostas que a Igreja tem para dar. Para eles será, com certeza, mais importante um abraço trocado com o seu Bispo ou uma “selfie” captada informalmente com quem é as mãos de Deus na condução da nossa Igreja local.

E ainda faltam seis encontros. Ninguém pode ficar de fora.

Nota: para usufruir de todas as potencialidades de interatividade da REDE, deve descarregar o PDF e visualizá-lo em programa leitor de PDF que não um navegador.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.