Reabertura da Catedral de Notre-Dame celebra fé e união de povos

A Catedral de Notre-Dame reabriu no sábado, após mais de cinco anos de restauro. Padre Leandro Garcês, pároco português de Gentilly, foi convidado a ser confessor da catedral, descrevendo este momento como um marco para católicos e crentes de diferentes confissões religiosas.

“Pessoas de várias tendências religiosas estão a viver este acontecimento com entusiasmo e alegria”, afirmou o sacerdote. O monumento, que antes do incêndio de 2019 recebia cerca de 8 milhões de visitantes anuais, é reconhecido como um património mundial que transcende fronteiras.

A celebração oficial inclui uma missa inaugural presidida por D. Laurent Ulrich, arcebispo de Paris, com a participação de 170 bispos de várias partes do mundo. Durante o restauro, Guillaume Bardet concebeu cinco peças para renovar o espaço litúrgico, incluindo o altar-mor e o tabernáculo.

O padre destaca ainda o crescente interesse pela fé em Paris, com 732 batizados de adultos este ano, evidenciando a importância da reconciliação como porta de entrada para a conversão ao cristianismo.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress