O programa do Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil (SDPJ) em parceria com a TV Canção Nova que reflete os temas mais recorrentes quando se dialoga com jovens, Desmistificando, estreou na sexta-feira, dia 17 de dezembro o primeiro de dois episódios sobre a Bioética. Estes dois episódios, entre outros assuntos, pretendem lançar questões e respostas que façam pensar acerca da vida humana e da tecnologia ao serviço da medicina.
Maria Felício, uma jovem médica, natural da Boavista, e o padre José Nuno Silva, doutorado em Bioética, antigo capelão do Hospital de São João, no Porto, conversam em torno de questões sobre o início e o fim da vida, e ainda, sobre a ameaça do transhumanismo, com base nesta sinopse:
Às vezes, nos debates, ouvimos que as leis não podem ser pensadas à luz da emoção de casos concretos, mas sim dos princípios. No entanto, a lei deve servir o Homem nas suas situações de vida reais. Como dar uma resposta verdadeiramente humana aos apelos dos casos concretos das pessoas?
Quanto mais possibilidades a tecnologia oferece à medicina, maior o desafio, o número de questões e a responsabilidade ética que nos lança sobre a vida humana. Que posição assumir? Que resposta dar?
O segundo episódio deste tema estreia no dia 24 de dezembro, às 19h00, nas redes sociais (Facebook, Youtube e Instagram) do SDPJ Leiria-Fátima, e no dia 25 de dezembro, às 19h30, na TV Canção Nova. É mais um episódio que promete esclarecer algumas dúvidas que surgem em conversas entre jovens e menos jovens e que pretende levar à reflexão sobre este tema tão importante de ser refletido sob o ponto de vista cristão.
As nossas redes sociais:
SDPJ Leiria-Fátima
facebook.com/sdpjleiria
instagram.com/sdpjleiria
youtube.com/leiriafatimasdpj
TV Canção Nova
facebook.com/cnportugal
instagram.com/cnportugal