Queda no número de voluntários nas ONG em Portugal

Um estudo da Universidade Católica Portuguesa (UCP), encomendado pela Fundação Calouste Gulbenkian, revelou uma queda no número de voluntários nas organizações não governamentais (ONG) entre 2014 e 2024, apesar de as ONG terem prestado mais serviços e apoiado um número crescente de cidadãos, especialmente durante a pandemia.

A pesquisa “Diagnóstico das ONG em Portugal 2015-2024” destaca que, embora o número de associados tenha diminuído, o número de beneficiários mais do que duplicou. Simultaneamente, o número de colaboradores remunerados nas ONG aumentou e houve uma melhoria na sua qualificação, embora persistam dificuldades na renovação dos órgãos sociais.

O estudo propõe recomendações estratégicas para reforçar a sustentabilidade do setor e sugere a adoção de práticas de transparência para atrair mais investimento e fortalecer a confiança dos financiadores. O estudo será apresentado na conferência “Cidadãos Ativ@s: Unindo Vozes, Inspirando Mudanças” a 20 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress