Projeto Eco Igrejas Portugal promove sustentabilidade nas comunidades cristãs

283 visualizações

Lisboa, 25 out 2025 (Ecclesia) – O programa e certificação ambiental «Eco Igrejas Portugal» foi lançado no sábado na Catedral de São Paulo, em Lisboa, com o objetivo de apoiar igrejas, comunidades de fé e outras instituições cristãs na implementação de práticas sustentáveis e no cuidado da criação.

Juan Ambrósio, da «Rede Cuidar da Casa Comum», destacou que a iniciativa é “interconfessional e inédita” e representa uma forma concreta de viver a experiência cristã, que inclui a responsabilidade pelo mundo e pelo ambiente. “Não somos só terra, mas também somos terra. Este projeto permite transformar afirmações gerais em ações concretas”, sublinhou.

O programa envolve a colaboração de várias organizações, como a «A Rocha», a «Aliança Evangélica Portuguesa», o «COPIC – Conselho Português de Igrejas Cristãs», a Conferência Episcopal Portuguesa e a própria «Rede Cuidar da Casa Comum». A aplicação apresentada funciona como uma ferramenta de sustentabilidade, permitindo às instituições adquirir, ao longo de três anos, um certificado de sustentabilidade ambiental.

D. Jorge Pina Cabral, presidente do COPIC e bispo da Igreja Lusitana, explicou que o objetivo é que as igrejas continuem comprometidas com a criação após a certificação. “O ecumenismo é transversal à missão da Igreja e a criação é uma das áreas em que ele deve ser visível”, afirmou.

O projeto pretende unir diferentes sensibilidades cristãs, incentivando práticas de cuidado da criação, sensibilização ecológica e ações concretas, reforçando a ligação entre fé, responsabilidade ambiental e justiça social.

Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia