A irmã Simona Brambilla, das Missionárias da Consolata, foi nomeada pelo Papa como prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, tornando-se a primeira mulher a liderar um organismo da Cúria Romana.
Nascida em Monza, Itália, em 1965, Simona Brambilla foi enfermeira antes de ingressar no Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata, em 1988. Professou os votos religiosos em 1991 e licenciou-se em psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, em 1998. Foi missionária em Moçambique, docente na Universidade Gregoriana e superiora geral do seu Instituto, cargo que ocupou durante dois mandatos, entre 2011 e 2023. Em 2024, o Papa nomeou-a para o Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos.
A irmã Brambilla sucede no cargo ao cardeal João Braz de Aviz, que liderava o Dicastério responsável por promover e regular a vida consagrada na Igreja. A sua nomeação reflete a crescente presença de mulheres em cargos de destaque na Santa Sé sob o pontificado do Papa Francisco, que aumentou essa percentagem de 19,2% para 23,4% na última década.