Portugueses foram os principais embaixadores da JMJ na Peregrinação Europeia de Jovens

A iniciativa serviu também de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que acontece daqui a um ano.
http://lefa.pt/?p=49430

Jovens de toda a Europa estiveram reunidos na semana de 3 a 7 agosto, em Santiago de Compostela (Espanha) para a Peregrinação Europeia de Jovens (PEJ22). A cidade espanhola acolheu cerca de 12 mil jovens peregrinos de diferentes países europeus, que chegaram por via das 11 rotas do Caminho de Santiago.

A iniciativa serviu também de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que acontece daqui a um ano. Os dois encontros partilham ainda a temática do despertar e do ser testemunha da Igreja, no caso da PEJ22 com o lema ‘Jovem, levanta-te e sê testemunha, o Apóstolo São Tiago espera por ti’ e no caso da JMJ Lisboa 2023 com o tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’.

Portugueses foram os principais embaixadores da JMJ na Peregrinação Europeia de Jovens

Os Símbolos da JMJ – a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – marcaram presença na PEJ22 como “um sinal visível, de promoção e de convocação para o encontro de Lisboa”, como disse o padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil à Agência Ecclesia. Os jovens portugueses, incluindo um jovem de Leiria-Fátima, tiveram oportunidade de apresentar os Símbolos da JMJ no ato de inauguração da PEJ22, que decorreu no dia 3 de agosto, em frente à catedral de Santiago de Compostela, na Plaza del Obradoiro repleta de jovens de toda a Europa. 

Acerca da presença dos jovens portugueses nesta peregrinação europeia, o padre Filipe Diniz terá dito ainda que os peregrinos nacionais são os “embaixadores” da JMJ Lisboa e que têm o importante papel de “incentivar” os outros participantes da PEJ22 para a participação na JMJ Lisboa 2023. 

Além da participação de cerca de 3 centenas de jovens portugueses, a PEJ22 contou também com a presença de D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa, e do cardeal António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima e enviado especial do Papa Francisco. Numa mensagem em vídeo dirigida aos jovens, o cardeal D. António Marto referiu que esta iniciativa é uma “primeira etapa, uma primeira estação” rumo à JMJ Lisboa 2023. Também na missa de encerramento da PEJ22, D. António Marto aproveitou para convidar, na sua própria língua, os jovens de outras nacionalidades para a JMJ Lisboa 2023. Foi um momento em que se sentiu o entusiasmo de todos os jovens para o encontro mundial que acontecerá daqui a menos de 1 ano.

Sabias que…

A Jornada Mundial da Juventude esteve no festival MEO Sudoeste?

Os festivais de verão estão de volta e para assinalar a simbólica data de um ano para o encontro que irá reunir milhares de jovens de todo o mundo com o Papa, a JMJ Lisboa 2023 marcou presença no MEO Sudoeste, que decorreu entre os dias 2 e 6 de agosto.

Foram cerca de dez os voluntários do Comité Organizador Diocesano (COD) de Beja que estiveram a animar o espaço da JMJ Lisboa 2023 na Zambujeira do Mar. Foram dinamizadas algumas atividades como jogos tradicionais e o bingo, onde o “Dia 23” foi sinónimo de prémios, tendo sido ainda sorteado algum merchandising oficial da JMJ Lisboa 2023. Além destas atividades, o espaço da JMJ Lisboa 2023, localizado no corredor central, perto do palco principal, foi também o espaço onde os jovens puderam carregar os seus telemóveis e descansar.

Testemunho

JMJ Paris 1997

Uma experiência eclesial intensa, tecida pela Fé e pelo encontro de Jovens de todo o Mundo!

Pe Manuel Armindo Janeiro JMJ Paris 1997

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress