Portugal: Terra de Santa Maria

Este belo mês, é chamado pelos cristãos como o Mês de Maria, a mais bela e formosa criatura que é a muito amada pelos portugueses, que batizaram Portugal como Terra de Santa Maria.

Nos meus tempos de criança, lembro-me da minha catequista me dizer: «Começou Maio, mês de Maria e mês das flores. Deus quando quis reunir todas as águas, chamou-lhe MAR; quando reuniu todas as graças e santidade, chamou-lhe MARIA». Adorei a analogia e o jogo de palavras. 

Este belo mês, é chamado pelos cristãos como o Mês de Maria, a mais bela e formosa criatura que é a muito amada pelos portugueses, que batizaram Portugal como Terra de Santa Maria. Estamos a viver o Ano Amoris Laetitia, dedicado à família e sob o patrocínio de São José, esposo da Virgem Maria. 

É muito interessante constatar que o mês dedicado a Maria tem início com a festa de São José, operário – 1 de maio. Maria dedica o primeiro dia do seu mês ao seu esposo, e José apresenta-nos Maria em todos os dias seguintes.

Temos muitas razões para louvar e saudar Maria, neste mês: no primeiro domingo, recordamos as nossas mães, tendo Maria como modelo; no dia 13, comemoramos o aniversário da primeira aparição em Fátima aos três pastorinhos; no dia 24 recordamos Maria, como auxiliadora dos cristãos; e no dia 31 a sua visita a Isabel, mãe de João Batista». 

Em cada uma destas datas vemos facetas de Maria: a sua maternidade, a solicitude, o cuidado pelo seu povo e pela família, a mulher de fé. 

Existem ainda dois outros motivos para louvar Maria, neste mês e nos seguintes: os 375 anos da sua coroação, em 1646, pelo rei Dom João IV, em Vila Viçosa e no dia 15 de junho, o centenário da sétima aparição de Nossa Senhora, em Fátima (1921), antes de Lúcia dos Santos partir para as Doroteias do Porto para estudar e mais tarde seguir a vida religiosa. 

Louvemos Maria, dediquemos uma parte do nosso dia a contemplar a sua vida e presença nos Evangelhos e na História. Recordemos o hino da Padroeira: «Enquanto houver portugueses, tu (Maria) serás o seu amor». 

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt