Peregrinação Nacional dos Acólitos aponta à JMJ2023

A habitual Peregrinação Nacional dos Acólitos (PNA) acontecerá a 30 de abril de 2022, em Fátima, sob a organização do Serviço Nacional de Acólitos, em cooperação com o Secretariado Nacional de Liturgia, Santuário de Fátima e com o apoio da Irmandade dos Clérigos.

Excecionalmente, neste ano, a habitual Peregrinação Nacional dos Acólitos (PNA) acontecerá a 30 de abril de 2022, em Fátima, sob a organização do Serviço Nacional de Acólitosem cooperação com o Secretariado Nacional de LiturgiaSantuário de Fátima e com o apoio da Irmandade dos Clérigos.

Entre as 10 e as 12 horas, os acólitos serão acolhidos no Centro Pastoral Paulo VI, onde acontecerá o encontro – estruturado e dinâmico – animado pela Banda da Paróquia, onde se juntará oração, animação, reflexão e emoção. A caminho da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023, a presença da banda que pensou e idealizou, juntamente com o Pe. João Paulo Vaz, o hino oficial da JMJ 23, pretende envolver tudo e todos num espírito único de vivência da JMJ por, com e em Cristo. Às 14 horas, os acólitos farão a sua paramentação no Centro Pastoral Paulo VI, encaminhando-se depois para a Basílica da Santíssima Trindade, onde, pelas 15:15 horas, será celebrada a Eucaristia, presidida por D. José Cordeiro, arcebispo primaz de Braga, após a qual haverá a Procissão Eucarística e bênção no recinto do Santuário da Cova da Iria, com a qual se concluirá esta XXVI PNA.

Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste” 

Depois de quase dois anos de isolamento, privações, sofrimento, stress e perdas causadas pela pandemia de COVID-19, os jovens são convidados a “Levantarem-se!”. Na preparação da XXXVI Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco exorta os jovens a “prepararem-se para tempos novos”. Contudo, e tal como refere, “não há possibilidades de recomeçar” sem os jovens, pelo que os exorta: “para levantar-se, o mundo precisa da vossa força, do vosso entusiasmo, da vossa paixão”. E, por forma a sustentar esta mensagem, sugere uma meditação sobre a passagem dos Atos dos Apóstolos onde Jesus diz a Paulo: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste” (cf. At 26, 16).

Paulo d’Almeida Santos

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress