Peregrinação e festa: ENDIAD 2025 convida adolescentes a viver o Jubileu

O Encontro Diocesano de Adolescentes vai realizar-se a 8 de março, sábado, na Batalha.

«Ancorados na Esperança» é o tema do ENDIAD 2025 – Encontro Diocesano de Adolescentes. Para todos os grupos de adolescentes (7.º, 8.º, 9.º E 10º) da diocese de Leiria-Fátima, vai realizar-se a 8 de março, sábado, na Batalha.

Neste ano de 2025, a Igreja vive o Jubileu «Peregrinos da Esperança». O Papa Francisco, ao proclamar este Ano Santo, recorda-nos que celebramos também os 1700 anos do Concílio de Niceia, um marco fundamental para a unidade da Igreja reunida na mesma Fé em Deus uno e trino. É esta Fé que acolhemos, e na qual somos inseridos pelo Batismo «em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo», que nos faz participar na vida da Igreja, a família dos filhos de Deus. «Pelo Batismo somos Igreja viva», recorda-nos o tema da nossa Diocese.

O ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes da diocese de Leiria-Fátima, parte desta realidade e oferece a oportunidade dos adolescentes viverem um dia de encontro, peregrinação, festa e partilha. Na caminhada que os conduzirá à Batalha, e nos vários jogos e dinâmicas que poderão viver durante todo o dia, são convidados a: Celebrar o Jubileu «Peregrinos da Esperança» com outros adolescentes dos grupos da catequese da diocese de Leiria-Fátima; Viver o encontro com Jesus Cristo como fonte de esperança; Fazer uma experiência festiva da fé batismal, nomeadamente da sua dimensão de purificação pessoal e de compromisso.

As inscrições decorrem até ao dia 10 de fevereiro. Todas as informações e inscrições em: endiad.leiria-fatima.pt

Programa 

09h30 – Concentração nos postos e check-in 

10h00 – Início das caminhadas em direção à Batalha 

12h00 – Festa do Encontro 

12h30 – Almoço volante 

13h30 – Início do Percurso dos 7 Portais 

17h00 – Entrada no 7.º Portal – Mosteiro da Batalha 

17h30 – Celebração da Eucaristia 

19h00 – Conclusão 

Constituição dos grupos 

• Cada grupo terá entre 6 e 10 (número recomendado: 8) adolescentes da  catequese da mesma Paróquia;  

• Pode ser constituído por elementos do mesmo grupo paroquial ou de  vários grupos paroquiais e/ou centros da Paróquia;  

• Deverá ter um catequista/animador a acompanhá-lo; pode ter, no  máximo, dois catequistas/animadores a inscrever-se com cada grupo. 

Preparação da atividade 

Na preparação para participação na atividade, o grupo (ou grupos da paróquia  em conjunto) realiza um encontro sobre o tema do ENDIAD e prepara os  materiais necessários para participar: 

1. Escolhe o nome do grupo;  

2. Prepara a âncora do grupo;  

3. Escolhe e prepara um ou mais símbolos alusivos ao Jubileu para cada  elemento, para trocar durante o ENDIAD (por exemplo: marcador, pulseira,  âncora, colar, porta-chaves, íman, pagela com oração, etc.); 4. Organiza a parte prática de transporte e outros.  

Materiais disponíveis para a preparação 

• Carta-modelo aos encarregados de educação;  

• Esquema para o encontro de preparação;  

• Ficha de recolha de dados para a inscrição e ligação para inscrição  online.  

Inscrições 

Até ao dia 10 de fevereiro de 2025 

• Inscrições apenas on-line através da página em endiad.leiria-fatima.pt, ou  diretamente no formulário: https://forms.gle/idJ2ZZQji59DYiUC8  • Enviar o valor da inscrição por transferência bancária (NIB: PT50 0010 0000  1073064000114); anexar o comprovativo da transferência no formulário  on-line; 

• O valor da inscrição poderá ser entregue em numerário até à data limite das inscrições do Serviço Diocesano de Catequese. 

• Valor do donativo para inscrição: 5,00€ por cada adolescente inscrito; os  catequistas adultos ou animadores que acompanham o grupo, não têm de  entregar o valor do donativo para inscrição. 

• Cada participante deve levar o necessário para a alimentação para todo o  tempo da atividade; o almoço é volante, e da responsabilidade de cada  participante. 

Pontos de concentração e partida 

Os grupos vão concentrar-se às 9h30 em quatro pontos à volta da vila da  Batalha, donde partem a pé para a Batalha. Cada grupo deve dar a indicação  dos locais de preferência para esta concentração. A organização indicará  posteriormente o lugar donde parte cada grupo. 

Os pontos de concentração são os seguintes: 

• Alcanadas (na igreja; estacionamento na Associação Recreativa) • Casais dos Ledos (na igreja; estacionamento ao lado da igreja) • Golpilheira (na igreja; estacionamento junto ao pavilhão desportivo) • São Jorge (na igreja; estacionamento junto ao CIBA) 

Âncora do grupo 

Cada grupo elabora e leva uma âncora para o ENDIAD: 

• Dimensões aproximadas: 120 cm de altura e 80 cm de largura; • Deverá ir identificada com o nome do grupo e da paróquia. 

Todos os materiais e informações em: endiad.leiria-fatima.pt

Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Encontro Interdiocesano de Catequistas
1 de Março
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Peregrinação Diocesana a Fátima
5 de Abril
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress