«Ancorados na Esperança» é o tema do ENDIAD 2025 – Encontro Diocesano de Adolescentes. Para todos os grupos de adolescentes (7.º, 8.º, 9.º E 10º) da diocese de Leiria-Fátima, vai realizar-se a 8 de março, sábado, na Batalha.
Neste ano de 2025, a Igreja vive o Jubileu «Peregrinos da Esperança». O Papa Francisco, ao proclamar este Ano Santo, recorda-nos que celebramos também os 1700 anos do Concílio de Niceia, um marco fundamental para a unidade da Igreja reunida na mesma Fé em Deus uno e trino. É esta Fé que acolhemos, e na qual somos inseridos pelo Batismo «em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo», que nos faz participar na vida da Igreja, a família dos filhos de Deus. «Pelo Batismo somos Igreja viva», recorda-nos o tema da nossa Diocese.
O ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes da diocese de Leiria-Fátima, parte desta realidade e oferece a oportunidade dos adolescentes viverem um dia de encontro, peregrinação, festa e partilha. Na caminhada que os conduzirá à Batalha, e nos vários jogos e dinâmicas que poderão viver durante todo o dia, são convidados a: Celebrar o Jubileu «Peregrinos da Esperança» com outros adolescentes dos grupos da catequese da diocese de Leiria-Fátima; Viver o encontro com Jesus Cristo como fonte de esperança; Fazer uma experiência festiva da fé batismal, nomeadamente da sua dimensão de purificação pessoal e de compromisso.
As inscrições decorrem até ao dia 10 de fevereiro. Todas as informações e inscrições em: endiad.leiria-fatima.pt
Programa
09h30 – Concentração nos postos e check-in
10h00 – Início das caminhadas em direção à Batalha
12h00 – Festa do Encontro
12h30 – Almoço volante
13h30 – Início do Percurso dos 7 Portais
17h00 – Entrada no 7.º Portal – Mosteiro da Batalha
17h30 – Celebração da Eucaristia
19h00 – Conclusão
Constituição dos grupos
• Cada grupo terá entre 6 e 10 (número recomendado: 8) adolescentes da catequese da mesma Paróquia;
• Pode ser constituído por elementos do mesmo grupo paroquial ou de vários grupos paroquiais e/ou centros da Paróquia;
• Deverá ter um catequista/animador a acompanhá-lo; pode ter, no máximo, dois catequistas/animadores a inscrever-se com cada grupo.
Preparação da atividade
Na preparação para participação na atividade, o grupo (ou grupos da paróquia em conjunto) realiza um encontro sobre o tema do ENDIAD e prepara os materiais necessários para participar:
1. Escolhe o nome do grupo;
2. Prepara a âncora do grupo;
3. Escolhe e prepara um ou mais símbolos alusivos ao Jubileu para cada elemento, para trocar durante o ENDIAD (por exemplo: marcador, pulseira, âncora, colar, porta-chaves, íman, pagela com oração, etc.); 4. Organiza a parte prática de transporte e outros.
Materiais disponíveis para a preparação
• Carta-modelo aos encarregados de educação;
• Esquema para o encontro de preparação;
• Ficha de recolha de dados para a inscrição e ligação para inscrição online.
Inscrições
Até ao dia 10 de fevereiro de 2025
• Inscrições apenas on-line através da página em endiad.leiria-fatima.pt, ou diretamente no formulário: https://forms.gle/idJ2ZZQji59DYiUC8 • Enviar o valor da inscrição por transferência bancária (NIB: PT50 0010 0000 1073064000114); anexar o comprovativo da transferência no formulário on-line;
• O valor da inscrição poderá ser entregue em numerário até à data limite das inscrições do Serviço Diocesano de Catequese.
• Valor do donativo para inscrição: 5,00€ por cada adolescente inscrito; os catequistas adultos ou animadores que acompanham o grupo, não têm de entregar o valor do donativo para inscrição.
• Cada participante deve levar o necessário para a alimentação para todo o tempo da atividade; o almoço é volante, e da responsabilidade de cada participante.
Pontos de concentração e partida
Os grupos vão concentrar-se às 9h30 em quatro pontos à volta da vila da Batalha, donde partem a pé para a Batalha. Cada grupo deve dar a indicação dos locais de preferência para esta concentração. A organização indicará posteriormente o lugar donde parte cada grupo.
Os pontos de concentração são os seguintes:
• Alcanadas (na igreja; estacionamento na Associação Recreativa) • Casais dos Ledos (na igreja; estacionamento ao lado da igreja) • Golpilheira (na igreja; estacionamento junto ao pavilhão desportivo) • São Jorge (na igreja; estacionamento junto ao CIBA)
Âncora do grupo
Cada grupo elabora e leva uma âncora para o ENDIAD:
• Dimensões aproximadas: 120 cm de altura e 80 cm de largura; • Deverá ir identificada com o nome do grupo e da paróquia.
Todos os materiais e informações em: endiad.leiria-fatima.pt