Lisboa, 29 mar 2025 (ECCLESIA) – Patrícia de Melo e Liz tomou posse como presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), assumindo o cargo com “espírito de missão” e a intenção de “serenar” os líderes empresariais, num momento de crise política.
A cerimónia decorreu no Congresso Nacional da ACEGE, dedicado ao tema “Construtores da esperança”. Em declarações à Agência ECCLESIA e à Renascença, a nova presidente destacou a importância de uma liderança serena e de um discurso baseado na ação e na ética.
“A forma como gerimos as nossas empresas tem de ser serena e concreta, com uma palavra que contraponha os ruídos e revoltas constantes”, afirmou Patrícia Liz, sublinhando a necessidade de testemunhos práticos que evidenciem o impacto de valores como a justiça, a honestidade e a responsabilidade social.
A gestora alertou para os desafios que a ansiedade e a incerteza trazem ao mundo empresarial, reforçando que a ACEGE deve ser um porto seguro, promovendo relações humanas no trabalho. “Vivemos num mundo ansioso, que sente falta de referências concretas”, afirmou, sublinhando a necessidade de resgatar a essência da liderança focada nas pessoas.
Patrícia Liz destacou ainda que as empresas estão cada vez mais alinhadas com valores de bem-estar e humanismo. “O objetivo não deve ser o lucro pelo lucro, mas um ambiente empresarial que favoreça as pessoas”, defendeu.
A nova presidente sucede a João Pedro Tavares, que liderou a associação nos últimos dez anos. O Congresso da ACEGE reuniu mais de 400 empresários e gestores no Centro de Congressos de Lisboa.