Patriarca de Lisboa defende melhores salários e consenso na legislação laboral

94 visualizações

Fátima, 12 mai 2026 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa apelou à valorização salarial dos trabalhadores portugueses e à procura de consensos na revisão da legislação laboral, durante a apresentação da Peregrinação Internacional Aniversária de maio, no Santuário de Fátima.

“Como sou oriundo de uma família de trabalhadores, uma das grandes sensibilidades que sempre tive é relativamente à condição salarial dos trabalhadores portugueses”, afirmou D. Rui Valério, questionando a diferença de rendimentos face a países com custos de vida semelhantes.

O presidente das celebrações de 12 e 13 de maio defendeu que os parceiros sociais devem ter a “humildade” de ceder em determinados pontos, em nome de soluções que permitam ultrapassar aquilo que descreveu como uma sensação de “estagnação” do país.

“Desejo e rezo para que sejam encontradas soluções e que Portugal deixe de estar onde está agora”, sustentou, apontando para a necessidade de um “consenso mínimo” em favor do bem comum.

D. Rui Valério alertou ainda para os impactos das novas tecnologias e da inteligência artificial no mundo laboral, questionando modelos económicos que exigem das pessoas a mesma eficiência das máquinas, procurando “o máximo rendimento com o gasto mínimo de meios”.

A guerra e a paz estiveram igualmente no centro da intervenção do patriarca de Lisboa, que recordou os atuais conflitos armados e apelou a um “acordo global” capaz de resolver os problemas da humanidade.

“Vamos unir-nos e fazer um passo, em nome de um acordo global, para que os problemas sejam resolvidos”, declarou.

Na conferência de imprensa, D. José Ornelas sublinhou que a Mensagem de Fátima continua profundamente ligada aos desafios do mundo atual, evocando a guerra como a principal preocupação da Igreja.

“Se há uma coisa que a Mensagem de Fátima sublinha constantemente é a necessidade da paz”, afirmou o bispo de Leiria-Fátima.

O Santuário de Fátima acolhe milhares de peregrinos para a primeira peregrinação internacional do ano, que reúne 170 grupos oficiais provenientes de 30 países.

Siga-nos nas redes sociais:
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

NEWSLETTER

Receba as notícias no seu email​
Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia