Pastoral Juvenil em Portugal com estrutura robusta e foco nos jovens

Pedro Carvalho, coordenador da Pastoral Juvenil, afirmou que o departamento nacional terá uma “estrutura robusta, com muitas pessoas” e “imensos talentos”, sendo maioritariamente composto por jovens. Em entrevista ao programa 70×7, explicou que, antes de nomear a equipa, pretende ouvir os secretariados e analisar o território, defendendo uma abordagem descentralizada.

“Era fácil pegar no telefone e escolher 10 pessoas, mas quero perceber os talentos que existem no território”, destacou o leigo da Diocese de Aveiro. Habituado a trabalhar com equipas grandes, sublinhou a importância do contraditório para melhores decisões. Nomeado pela Conferência Episcopal Portuguesa a 14 de novembro, aponta a escuta dos jovens como prioridade, destacando o desafio de acompanhar os seus sonhos e preocupações, que vão desde o ambiente à saúde mental e ao desemprego.

Carvalho enunciou como princípios da ação pastoral a sinodalidade, a sustentabilidade, a inclusão, a transparência, a transversalidade e o digital, com o critério central de “amor ao próximo”. Com um “mar de possibilidades” pela frente, confia numa pastoral feita “com os jovens e a partir deles”, valorizando a alegria e os sinais dos tempos.

Criação de Unidades Pastorais e equipas presbiterais
5 de Março
Jubileu das Vocações
17 de Maio
, às 09:00
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress