A equipa do Serviço Diocesano da Pastoral Familiar da nossa diocese participou nas Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar, no passado sábado, dia 29 de março, em Fátima, com o tema “família – encontro de gerações”.
Este tema foi inspirado nas palavras do papa Francisco na sua autobiografia Francisco – esperança: “Ninguém se salva sozinho. A dimensão comunitária não é uma moldura, mas parte integrante da vida cristã e da evangelização”.
Estas jornadas contaram com um painel de oradores muito interessante e representativo das diferentes gerações: José de Souto Moura, antigo procurador-geral da República e coordenador da Comissão do Patriarcado de Lisboa para a Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis; Isabel Figueiredo, diretora de conteúdos religiosos do Grupo Renascença Multimédia e diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja; Pedro Carvalho, diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil; irmã Rita Ornelas, da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima; e Ricardo Figueiredo, que integra o organismo internacional de consulta aos jovens da Santa Sé.
Criaram-se assim as condições ideais para um verdadeiro espaço de encontro geracional, com testemunhos e partilhas que permitiram a todos os presentes refletir sobre as famílias de hoje, os grandes desafios que enfrentam e a necessidade de quebrar barreiras e construir pontes entre os mais jovens e os mais idosos.
Afinal, é neste encontro geracional que a sabedoria e o sonho podem habitar. Temos de plantar o futuro juntos!