Partilhar torna mais eficientes apoios sociais a pessoas carenciadas, defendeu D. José Ornelas

Teve lugar na Batalha, no centro pastoral paroquial, no passado dia 3 de novembro, e foi promovida pelo Departamento diocesano de Pastoral Social.
http://lefa.pt/?p=55107

Seis dezenas de pessoas das conferências vicentinas, da Cáritas e de outros grupos de ação social participaram na mesa-redonda sobre direitos e apoios sociais às pessoas mais carenciadas. Teve lugar na Batalha, no centro pastoral paroquial, no passado dia 3 de novembro, e foi promovida pelo Departamento diocesano de Pastoral Social.

O diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, a vereadora de ação social do Município de Leiria e o vice-presidente e o vereador de ação social do Município da Batalha deram as conhecer os vários apoios sociais públicos disponíveis para ajudar as pessoas com carências económicas e situações de precariedade social e habitacional. João Paulo Pedrosa, diretor da Segurança Social, lembrou que existe uma “linha de emergência social”, o 114, para onde se pode pedir ajuda em situações de vulnerabilidade, como a perda de habitação ou de autonomia, violência doméstica e outras.

Após o diálogo com a assembleia, interveio o bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas que fez algumas observações e deixou recomendações: é preciso a identificação dos problemas sociais e das soluções, a comunicação entre instituições e agentes, motivar e envolver os jovens. Por outro lado, afirmou que devemos organizar-nos melhor nas várias redes de ação social, pois “trabalhar em rede significa também organização e profissionalismo”. Concluiu, dizendo que ninguém pode ficar separado da rede de solidariedade humana e reconhecendo que “estamos aqui porque acreditamos numa sociedade melhor”.

O Departamento de Pastoral Social tem ainda em programa para este ano ações de formação para dirigentes e diretores técnicos das IPSS e de sensibilização para o esforço de trabalhar para retirar as pessoas da pobreza. Estas iniciativas serão divulgadas oportunamente.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress