Paróquias recebem símbolo para dar destaque à preparação para a JMJ Lisboa 2023

No domingo, 2 de outubro, aconteceu também um encontro entre o COD, as equipas vicariais e paroquiais e os chefes de voluntários da nossa Diocese, que teve início com a Eucaristia presidida por D. José Ornelas.

Depois da Assembleia Diocesana, que marcou o início do ano pastoral 2022/23, no domingo, dia 2 de outubro, num momento de oração presidido pelo nosso bispo, D. José Ornelas, as paróquias da nossa Diocese receberam um símbolo que vai dar visibilidade à preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 nas suas igrejas.

Marcaram presença na Assembleia e neste momento de oração representantes de quase todas as paróquias de Leiria-Fátima para receberem o tecido para um estandarte que poderão colocar em lugar de destaque.

Paróquias recebem símbolo para dar destaque à preparação para a JMJ Lisboa 2023 Paulo Adriano

Além deste tecido, o Comité Organizador Diocesano (COD) está a preparar outros materiais que as paróquias poderão adquirir para pintar as suas igrejas e ruas com as cores da JMJ Lisboa 2023. Lonas e roll ups estão na lista de materiais que as paróquias poderão adquirir, além dos produtos oficiais da JMJ que já estão à venda desde 2020.

No domingo, 2 de outubro, aconteceu também um encontro entre o COD, as equipas vicariais e paroquiais e os chefes de voluntários da nossa Diocese, que teve início com a Eucaristia presidida por D. José Ornelas. O nosso bispo desafiou as equipas a abrir horizontes, a olhar em frente para além das montanhas que nos limitam a capacidade de sonhar o futuro. Na Assembleia Diocesana, houve também lugar para entusiasmar os presentes à participação na JMJ do próximo ano através do testemunho da jovem Marina Vieira sobre a sua participação em várias JMJ.

Sabias que…

São João de Brito é um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023?

São João de Brito nasceu em Lisboa, em 1647, de família nobre. Aos quinze anos, ingressou na Companhia de Jesus, tendo sido ordenado presbítero, aos 26 anos. Em 1673, partiu para as missões, onde concretizaria o objetivo da sua vida: morrer na Índia anunciando o Evangelho. Em janeiro de 1693, após enfrentar graves tormentos, foi preso e martirizado. Foi canonizado pelo papa Pio XII, no dia 22 de junho de 1947. A sua festa litúrgica é o dia do martírio, 4 de fevereiro.

Para a JMJ Lisboa 2023, o Comité Organizador Local escolheu 13 patronos, mulheres, homens e jovens que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”, como afirma o Cardeal-Patriarca, nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude.

Testemunho

Participar na JMJ em Madrid foi viver a certeza que como eu milhares de jovens do mundo inteiro procuravam aprofundar a amizade com Deus…para que cada um se sentisse enraizado e edificado em Cristo. Todos os momentos foram marcantes mas aquela vigília em Cuatro Vientos debaixo de uma tempestade brutal fez-nos perceber que, apesar de todas as turbulências e obstáculos no nosso caminho de crescimento espiritual, queríamos muito permanecer firmes na fé!

Ana Rute Santos – Paróquia de Monte Redondo – JMJ Madrid 2011

A Diocese de Berlim, Alemanha, veio visitar-nos

Diocese de Berlim, Alemanha, veio visitar-nos

Em Berlim, Alemanha, há 200 jovens que querem participar nos Dias nas Dioceses em Leiria-Fátima.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress