Faltam…
Para a JMJ 2023!
Os dias 13 e 14 de junho foram de grande festa na diocese de Leiria-Fátima e em todo o mundo.
O Comité Organizador Diocesano (COD) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) anunciou às Paróquias de Acolhimento da diocese quais os grupos estrangeiros que vão acolher para viverem a experiência dos Dias nas Dioceses. Ao mesmo tempo que anunciou às paróquias de acolhimento, também os grupos estrangeiros ficaram a conhecer a paróquia que os acolherá. O padre André Batista, coordenador do COD Leiria-Fátima, sente que “este momento é um virar de página para tantas coisas boas que o Senhor nos fará viver com estes peregrinos que vamos acolher”.
Na diocese de Leiria-Fátima, há 70 paróquias de acolhimento, que se organizaram individualmente, como conjunto de paróquias ou vigararia, e contamos também várias comunidades religiosas que se disponibilizaram para acolher, seja como família de acolhimento (com os jovens a participar nas atividades dinamizadas pela paróquia em que se insere) ou como comunidade de acolhimento, que dinamizarão as atividades para e com os jovens.
Nas paróquias, está a ser preparado um programa de intercâmbio entre as comunidades e os jovens estrangeiros, que pretende ser cultural, espiritual e missionário. Está também contemplada neste programa uma peregrinação a Fátima, por ser desejo de todos os grupos inscritos passar pelo Santuário de Fátima, e, na medida do possível, uma procissão de velas, por ser um elemento marcante da cultura e espiritualidade portuguesa. Destaca-se, ainda, a nível diocesano, o encontro que reunirá toda a comunidade diocesana e todos os jovens estrangeiros em Leiria, no dia 29 de julho.
http://l-f.pt/hapressa