Papa pede ação firme contra violações humanitárias em conflitos

Cidade do Vaticano, 05 jan 2025 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou à “firmeza” da comunidade internacional para condenar ataques a civis em contextos de guerra, durante a recitação do ângelus, na Praça de São Pedro.

“Continuemos a rezar pela paz na Ucrânia, na Palestina, em Israel, no Líbano, na Síria, em Myanmar e no Sudão. Que a comunidade internacional atue com firmeza para que o direito humanitário seja respeitado nos conflitos”, afirmou. O Papa condenou ataques a “civis, escolas, hospitais e locais de trabalho”, recordando que “a guerra é sempre uma derrota”.

O líder católico referiu-se ao encerramento do Hospital Indonésio, o último hospital em funcionamento no norte de Gaza, sob ordens das forças israelitas, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde local. Sublinhou ainda que o mundo vive um tempo de “necessidade de paz”, marcado por situações que parecem “impossíveis de resolver”.

Evocando o Natal, Francisco exortou à reconciliação e ao perdão, assegurando que “Deus nunca desiste” e encontra formas de “abrir janelas de luz” mesmo nos momentos mais difíceis.

O Papa elogiou ainda a “coragem” dos peregrinos que desafiaram a chuva para estar presentes e anunciou que presidirá amanhã à Missa da Epifania, Dia de Reis.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress