O Papa Francisco nomeou no dia 13 de dezembro quatro novos membros para o Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, incluindo duas mulheres, algo inédito na história deste órgão.
“É a primeira vez que duas mulheres são nomeadas entre os quatro membros escolhidos pelo Papa, que não precisam de ser, necessariamente, bispos”, destaca o portal oficial do Vaticano.
Os novos membros são o cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; o cardeal Roberto Repole, arcebispo de Turim; a irmã Simona Brambilla, secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; e María Lía Zervino, da Argentina, membro do Dicastério para os Bispos.
“Acredito profundamente no caminho sinodal. Vivemos uma experiência do Espírito que leva a Igreja a caminhar em conjunto. A partir desta experiência, não há como voltar atrás”, afirmou a irmã Simona Brambilla ao portal ‘Vatican News’.
Este conselho tem como missão implementar as orientações aprovadas pelo Papa após a Assembleia Sinodal, em colaboração com os dicastérios da Cúria Romana.