Papa Francisco inscreveu-se na JMJ Lisboa 2023

Acompanhado por duas jovens portuguesas, estudantes do programa Erasmus, o Papa Francisco deixou uma mensagem a todos os jovens.

Leiria-Fátima vai inscrever-se como grupo diocesano

As inscrições para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 abriram no domingo, dia 23 de outubro. O primeiro peregrino a inscrever-se foi, como já tem vindo a ser hábito, o Papa. Francisco inscreveu-se durante a recitação do Angelus na Praça São Pedro no Vaticano, em Roma.

Acompanhado por duas jovens portuguesas, estudantes do programa Erasmus, o Papa Francisco deixou uma mensagem a todos os jovens: “Caros jovens, convido-vos a inscreverem-se neste encontro, no qual, depois de um longo período de isolamento social, voltamos a ter a alegria do abraço fraterno entre todos os povos e todas as gerações, do qual tanto tínhamos tantas saudades.”

Papa Francisco inscreveu-se na JMJ Lisboa 2023. Divisione Produzione Fotografica \ Simone Risoluti

Estão abertas, assim, as inscrições para a JMJ Lisboa 2023. No entanto, o Comité Organizador Diocesano (COD) de Leiria-Fátima tem vindo a sensibilizar as equipas vicariais, paroquiais e os grupos interessados em inscreverem-se para que aguardem pela plataforma diocesana de inscrições e, dessa forma, se forme um único grupo diocesano. 

O objetivo é conseguir prestar todo o apoio que os grupos da Diocese precisem ao longo do processo de inscrição e participação. E, além disso, que Leiria-Fátima participe na JMJ Lisboa 2023 como se fosse participar numa JMJ no estrangeiro, num só grupo em espírito de comunhão e partilha entre toda a juventude diocesana.

Testemunho

A minha experiência de participar nas JMJ de 2011 e 2013 foi em primeiro de tudo colocar-me a caminho, primeiro na preparação e depois na participação. 

Participar nas JMJ foi uma vivência em clima de festa, de aventura, de encontro, de partilha, de oração; foi rezar num ritmo e locais diferentes daqueles a que estou habituada.

Durante a realização das jornadas foi sentir a Igreja mais jovem, um bater jovem, não um “bater” qualquer, mas de um coração que pulsa na procura de Cristo que nos acolhe e tem muitos rostos. 

Longe da minha terra senti de outra forma o ser Igreja, uma dimensão tão grande e rica; senti uma Igreja que acolhe e proporciona o encontro de Cristo com todos, de todas as idades, que se preocupa e proporciona estes momentos para formar, fazer crescer, incentivar e comunicar que Deus é Amor. Não se explicam estes momentos/encontros, mas vivem-se e rezam-se.

Cristina Reis – Inst. Sec. Cooperadoras da Família – JMJ Madrid 2011, JMJ Rio de Janeiro 2013

Sabias que…

A Beata Maria Clara do Menino Jesus é um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023?

A Beata Maria Clara do Menino Jesus nasceu em 15 de junho de 1843 numa família nobre. Ficou órfã aos 14 anos e, desejando a vida religiosa consagrada a Deus e ao serviço dos pobres, recolheu-se junto das Irmãs Capuchinhas, em 1867. Em 1870, foi enviada para o noviciado em França e, passado um ano, no regresso a Portugal, fundou uma nova congregação religiosa, que será aprovada pela Santa Sé, em 1876. Morreu no dia 1 de dezembro de 1899, dia da sua festa litúrgica, e foi beatificada no dia 21 de maio de 2011.

Para a JMJ Lisboa 2023, o Comité Organizador Local escolheu 13 patronos, mulheres, homens e jovens que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”, como afirma o Cardeal-Patriarca, nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude.

A Diocese de Bogotá, Colômbia, veio visitar-nos

Em Bogotá há 400 jovens que querem participar nos Dias nas Dioceses em Leiria-Fátima.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress