Roma, 23 mar 2025 (Ecclesia) – O Papa Francisco apareceu à janela do Hospital Gemelli, após 38 dias de internamento, para agradecer à multidão reunida em frente ao edifício. Sorridente e sentado em cadeira de rodas, o Pontífice fez uma breve saudação e abençoou as pessoas, destacando uma senhora com flores amarelas. “Obrigado a todos. E vejo aquela senhora, com as flores amarelas: é corajosa”, disse.
Durante a oração do ângelus, Francisco refletiu sobre o “longo período de recuperação”, expressando gratidão pela dedicação dos médicos e familiares. “A paciência confiante, ancorada no amor de Deus, é verdadeiramente necessária à nossa vida”, afirmou, referindo-se à sua experiência de convalescença.
O Papa, que esteve internado desde 14 de fevereiro devido a uma infeção respiratória grave, lamentou o reinício dos bombardeamentos em Gaza, pedindo o fim imediato das hostilidades e o retorno ao diálogo. Aplaudiu, por outro lado, o acordo de paz entre a Arménia e o Azerbaijão, desejando que este contribua para a paz duradoura na região.
A equipa médica anunciou a alta de Francisco, que, após a saudação, retornará à Casa de Santa Marta para continuar a sua recuperação.