O Papa Francisco afirmou que “a escola é uma missão” e destacou a importância de “santidade, preparação e afabilidade” como atitudes essenciais para atrair e inspirar. Na audiência com participantes do 15.º Capítulo Geral da União das Missionárias da Escola de Santa Catarina de Sena, o Papa pediu às religiosas que rejeitem a “tagarelice” e sejam mensageiras da alegria.
“A santidade atrai, é alegria espiritual. Não é fácil, mas com a graça de Deus é possível. É uma missão essencial hoje, sobretudo para os jovens”, sublinhou.
Francisco realçou a necessidade de cultivar uma atitude afável, destacando que o rosto de “vinagre” de algumas religiosas não atrai: “A conversa fiada mata e envenena. Por favor, nada de tagarelice, isso destrói a comunidade”.
O Papa pediu ainda dedicação no estudo e no aprofundamento contínuo de conhecimentos e métodos de ensino, apontando a preparação como uma “dedicação com sentido evangélico”.
Concluiu apelando ao “apostolado vocacional”: “Procurai noviças com coragem e abertura, renovando-vos sempre com santidade, preparação e afabilidade”.