O Papa Francisco deu início ao Advento, no Vaticano, convidando os fiéis a preparar o Natal com um “coração leve”. Na recitação do ângelus, refletiu sobre o Evangelho de São Lucas, que retrata “abalos cósmicos e ansiedade na humanidade”, e encorajou a manter o olhar em Deus.
“Muitos contemporâneos de Jesus viam nas calamidades sinais do fim do mundo e viviam sobrecarregados pelo medo”, afirmou Francisco, diante de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, decorada para o Natal. Segundo o Papa, Jesus quer libertar as pessoas dessas angústias, ensinando a interpretar a história à luz do plano divino, que concretiza a salvação mesmo nas adversidades.
Francisco destacou que as preocupações da vida podem pesar no coração, levando ao desânimo, e recomendou que o Advento seja vivido como um tempo de esperança. “O meu coração está sobrecarregado pelo medo? Sei olhar para os acontecimentos com os olhos de Deus?”, questionou. O Papa pediu que esta preparação para o Natal ajude a reencontrar a paz e a alegria em Cristo.
A Igreja Católica celebra o início do Advento, marcado por quatro semanas de vigilância e reconciliação, até ao Natal. A liturgia inclui figuras como Isaías, João Batista e Maria, refletindo a “vinda” de Jesus. Entre as tradições estão a coroa de velas e o presépio, com o ciclo natalício a terminar a 12 de janeiro, na Festa do Batismo do Senhor.