Papa Francisco apela à humildade no décimo consistório do seu pontificado

O Papa Francisco presidiu este sábado, no Vaticano, ao décimo consistório do seu pontificado, criando 21 novos cardeais, e apelou à humildade numa sociedade “obcecada pela aparência e pela busca dos primeiros lugares”. Na homilia, o pontífice alertou para os perigos do deslumbramento pelo poder e pelo prestígio, exortando os cardeais a centrar-se em Cristo e na missão da Igreja.

Entre os novos cardeais estão 20 eleitores, incluindo o arcebispo de Teerão e vários membros da Cúria Romana, bem como D. Angelo Acerbi, com 99 anos, que saudou o Papa em nome do grupo. Francisco destacou que os cardeais devem ser “construtores de comunhão e unidade”, cultivando a “paixão do encontro” e o cuidado pelos mais frágeis.

Durante a celebração, o Papa entregou o anel e o barrete cardinalício a cada nomeado e atribuiu-lhes igrejas titulares em Roma, reforçando o seu vínculo ao ministério pastoral do sucessor de Pedro. Este consistório marca uma nova etapa no Colégio Cardinalício, agora composto por 110 eleitores escolhidos por Francisco.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress