O Papa Francisco lamentou o crescimento da intolerância e do ódio no mundo, sublinhando que “a discriminação e a violência” são experiências quotidianas para muitas comunidades. Falando aos participantes na conferência inter-religiosa Religiões juntas para uma humanidade melhor, destacou a importância de relações fraternas para construir a paz.
“A falta de respeito pelos nobres ensinamentos das religiões contribui para a situação conturbada em que o mundo se encontra. É essencial vivermos esses valores e promovê-los, cultivando uma coexistência harmoniosa entre as diferenças”, afirmou.
Recordando o legado de Sree Narayana Guru, que há um século promoveu a igualdade e a harmonia entre as religiões, Francisco reiterou que “todos os seres humanos são membros da mesma família” e que a sua mensagem é especialmente relevante num contexto de crescentes tensões baseadas em etnia, religião ou cor.
O Papa apelou à colaboração entre religiões e povos, exortando à promoção de uma cultura de respeito, compaixão e solidariedade. “Como filhos do único Deus, devemos honrar-nos mutuamente, respeitar as diferenças e cuidar uns dos outros, assim como da Terra, a nossa casa comum. Só assim construiremos uma humanidade melhor, mantendo-nos fiéis às nossas convicções religiosas”, concluiu.