O Papa Francisco recebeu a 8 de novembro, no Vaticano, uma comunidade inter-religiosa de voluntários e pessoas em situação de sem-abrigo, realçando o valor do “sorriso” como expressão de dignidade e humanidade. “Um simples sorriso, um olhar fraterno, vale tanto quanto qualquer bem material”, afirmou Francisco, dirigindo-se ao grupo ‘Begegnung im Zentrum’ (Encontro no Centro), uma iniciativa sediada no Palácio Arquiepiscopal de Viena, Áustria, que reúne voluntários e pessoas de várias origens e crenças.
![](https://agencia.ecclesia.pt/portal/wp-content/uploads/2024/11/cq5dam.thumbnail.cropped.1500.844-3.jpeg)
O Papa enalteceu a diversidade de percursos e tradições religiosas do grupo, sublinhando que, apesar das diferentes vivências, todos partilham uma identidade comum. “Somos irmãos e irmãs, somos filhos de um só Pai”, declarou, frisando a importância da união e da fraternidade, independentemente das circunstâncias pessoais.
Na mensagem divulgada pelo Vaticano, Francisco acentuou a partilha como um alicerce para a construção de uma “verdadeira comunidade de irmãos”, lembrando que cada pessoa é “única aos olhos de Deus”, reforçando assim o papel essencial da dignidade e do respeito mútuo na construção de laços humanos.