Cidade do Vaticano, 31 mar 2025 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou, numa mensagem divulgada neste dia, que a “alegria cristã” se manifesta mesmo nas adversidades, recordando o seu recente período de hospitalização e convalescença.
“Eu próprio experimentei isso na minha hospitalização e agora neste tempo de convalescença. A alegria cristã é a confiança em Deus em todas as situações da vida”, escreveu aos participantes da II Assembleia Sinodal das Igrejas em Itália, que decorre no Vaticano até 4 de abril.
O Papa sublinha que esta alegria “nunca é exclusiva, mas sempre inclusiva”, sendo um dom de Deus que “não evita a cruz, mas brota da certeza de que o Senhor nunca nos deixa sós”.
Francisco incentivou os participantes a “deixarem-se guiar pela harmonia criativa gerada pelo Espírito Santo”, frisando que “a Igreja não é feita de maiorias ou minorias, mas do povo santo e fiel de Deus”. Exortou ainda a avançarem “com alegria e sabedoria” e pediu orações pelo seu ministério.
A Assembleia Sinodal italiana reúne mais de mil participantes para refletir sobre a renovação missionária da Igreja e a formação dos batizados. A Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos anunciou um processo de avaliação e uma Assembleia Eclesial em 2028.