Cidade do Vaticano, 26 fev 2025 (Ecclesia) – O Papa Francisco instituiu uma nova comissão permanente, a Commissio de donationibus pro Sancta Sede, com a missão de assegurar o financiamento da Santa Sé. O organismo será responsável pela promoção de campanhas de donativos entre as instituições católicas e outros potenciais benfeitores, a fim de apoiar a missão e as obras de caridade da Sé Apostólica.
A comissão, que terá um estatuto próprio e experimental durante os próximos três anos, também angariará fundos para projetos específicos da Cúria Romana e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano. O Papa destaca o vínculo de unidade entre as Igrejas particulares e a Igreja universal como um fator essencial para a sustentabilidade das atividades da Santa Sé.
O novo organismo recebe inicialmente 300 mil euros da Administração do Património da Sé Apostólica e do Governatorato. Monsenhor Roberto Campisi foi nomeado presidente da comissão, que conta com membros como D. Flavio Pace e a irmã Alessandra Smerilli. Esta criação surge no contexto das reformas económicas em curso, após um “défice significativo” identificado no Vaticano.