O Papa Francisco pediu o fim das guerras e da violência, sublinhando a urgência da paz universal, durante a audiência às delegações que ofereceram os presépios e a árvore de Natal do Vaticano. “Chega de guerras, chega de violência! Que haja paz em todo o mundo e para todas as pessoas, a quem Deus ama!”, afirmou, emocionado, no discurso divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
O evento decorreu na Sala Paulo VI, onde o Papa inaugurou a ‘Natividade de Belém 2024’, com presépios produzidos por artesãos palestinianos e que representam o nascimento de Jesus. A cerimónia contou com a presença de duas mil pessoas, incluindo delegações da Palestina, da Comunidade de Grado (Itália) e de Ledro, que ofereceram, respetivamente, o presépio e o abeto vermelho de 29 metros, símbolo natalício da Praça de São Pedro.
Francisco destacou a mensagem de unidade, comparando a Igreja a um barco que conduz os fiéis a Jesus. “Na Igreja, há sempre lugar para todos, especialmente para os pecadores, porque Jesus veio por eles”, frisou, reforçando a necessidade de acolhimento e solidariedade como sinais do espírito natalício.