Cidade do Vaticano, 29 dezembro 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco assinalou o dia da Sagrada Família de Nazaré, no Vaticano, apelando ao diálogo familiar, destacando a importância da escuta e sugerindo menos dependência dos telemóveis. Durante a oração do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício, afirmou que “a hora da refeição é um momento privilegiado de diálogo e escuta em família”, realçando o valor de estarmos juntos à mesa a conversar.
Apontando a família de Jesus, Maria e José como exemplo de diálogo e compreensão, Francisco sublinhou que “uma família que não comunica não pode ser feliz”. Diante de milhares de peregrinos na Praça de São Pedro, o Papa refletiu sobre o episódio bíblico de Jesus, perdido e reencontrado no Templo, associando-o às dinâmicas familiares contemporâneas. “A família alterna entre momentos tranquilos e dramáticos. É essencial escutar mais do que compreender. As crianças precisam de sentir que são ouvidas”, disse.
No final, Francisco dirigiu uma saudação especial às famílias presentes e às que acompanharam a recitação do ângelus pelos meios de comunicação, afirmando que “a família é a célula da sociedade, um tesouro que deve ser protegido”.