Cidade do Vaticano, 29 mar 2025 (Ecclesia) – O Papa Francisco destacou hoje a urgência de um testemunho credível de unidade entre os cristãos, num tempo marcado pela guerra e pela violência, numa mensagem dirigida ao novo arcebispo ortodoxo de Tirana, Durres e toda a Albânia.
“Nestes tempos difíceis, é cada vez mais urgente que os cristãos deem um testemunho credível de unidade, para que o mundo acolha plenamente a mensagem evangélica da solidariedade fraterna e da paz”, afirmou Francisco.
O Papa sublinhou a necessidade de caminhar juntos para tornar mais visível a comunhão real que já existe entre os cristãos, embora ainda incompleta. Expressou votos de que as relações entre a Igreja Ortodoxa da Albânia e a Igreja Católica se fortaleçam, promovendo a cooperação no anúncio do Evangelho e no serviço aos mais necessitados.
Francisco recordou ainda Anastas, antecessor do novo arcebispo, falecido a 25 de janeiro, elogiando o seu compromisso na coexistência pacífica entre diferentes Igrejas e tradições religiosas. Destacou que o novo arcebispo Joan, eleito a 16 de março, seguirá esse exemplo, promovendo o diálogo para superar divisões e buscar a plena comunhão entre os cristãos.
O Papa concluiu a mensagem assegurando orações pelo novo ministério de Joan e enviando-lhe um “abraço fraterno em Cristo Nosso Senhor”.