O Papa Francisco apelou aos católicos que preparem o Natal com esperança, acolhendo Jesus “sem reservas”. Na audiência pública semanal, no Auditório Paulo VI, o pontífice exortou os peregrinos de língua portuguesa a invocarem: “Vem, Senhor Jesus!”, sublinhando a importância deste tempo de Advento e a proximidade do Ano Santo, que se inicia a 24 de dezembro com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro.
Concluindo o ciclo de catequeses sobre o Espírito Santo e a Igreja, Francisco refletiu sobre a virtude da esperança, afirmando que os cristãos devem “irradiar esperança” e ser “semeadores” dessa virtude. Destacou que a força do amor, mais do que argumentos, é o que pode atrair as pessoas para a mensagem de Jesus.
O Papa convidou ainda à oração para que o Espírito Santo fortaleça a fé e inspire um mundo mais fraterno. Saudou o Corpo de Bombeiros de Chieti, na Itália, reconhecendo o seu serviço à comunidade, e recordou a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, pedindo confiança em Deus e a difusão de esperança.