Papa apela à paz e desafia governantes a gestos de reconciliação

23 visualizações

Na solenidade litúrgica do Pentecostes, celebrada no Vaticano, o papa Leão XIV deixou um apelo firme à paz e à reconciliação, desafiando os líderes mundiais a promoverem gestos concretos de diálogo. “Que o Espírito de Cristo ressuscitado abra caminhos de reconciliação onde quer que haja guerra; que ilumine os governantes e lhes dê a coragem de fazer gestos de apaziguamento e de diálogo”, afirmou, antes da oração do ‘Regina Coeli’, na Praça de São Pedro.

Perante uma multidão de peregrinos provenientes de todos os continentes, reunida para o Jubileu dos Movimentos, Associações e Novas Comunidades, o papa convidou a rezar pelo dom da paz, começando pela paz interior: “Só um coração pacífico pode difundir a paz, na família, na sociedade, nas relações internacionais”.

A celebração marcou o encerramento do tempo pascal no calendário litúrgico e incluiu uma palavra especial aos jovens estudantes em final de ano letivo, sobretudo aos que se preparam para os exames finais.

Na homilia, Leão XIV alertou ainda para os “muros da indiferença e do ódio” que alimentam preconceitos, nacionalismos e violência, com especial incidência sobre as mulheres. A Missa terminou com o hino oficial do Jubileu 2025, ‘Peregrinos de Esperança’, numa celebração marcada pela força do Espírito e pelo envio missionário.

Padres, o quê?!
8 de Novembro
, às 15:30
Eucaristia e Vigília de Oração pelas Vocações Sacerdotais
8 de Novembro
, às 21:00
Dia Mundial da Juventude na Diocese
22 de Novembro
, às 15:00
Dia Mundial dos Pobres
16 de Novembro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia