Papa apela à alegria e oração para preparar o Natal

O Papa Francisco apelou à alegria e oração dos católicos na preparação do Natal, marcando o início do Advento, no próximo domingo. “Exorto-vos a viver este tempo forte com uma oração vigilante e uma esperança ardente”, disse na audiência pública semanal, destacando o Advento como um “tempo de graça” que deve irradiar a alegria do encontro com Jesus.

O Advento, início do ano litúrgico, abrange os quatro domingos antes do Natal. As três primeiras semanas sublinham a vigilância, o arrependimento e a reconciliação, preparando os cristãos para a segunda vinda de Cristo. A partir de 17 de dezembro, a atenção litúrgica volta-se para o nascimento de Jesus. Símbolos como a coroa do Advento e o presépio reforçam a vivência deste tempo.

Francisco destacou ainda que a alegria, fruto do Espírito Santo, não é passageira. “A alegria evangélica renova-se diariamente, torna-se contagiosa e cresce ao ser partilhada”, afirmou, referindo-se ao exemplo de São Filipe Neri. Saudando peregrinos em várias línguas, incluindo português, anunciou que, a partir da próxima semana, as audiências gerais terão tradução em chinês.

Partilha da Luz da Paz de Belém
16 de Dezembro
, às 21:30
Compreender o Documento Final do Sínodo
17 de Dezembro
, às 21:00
Encontro dos Catequistas da Adolescência
11 de Janeiro
Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress