Padres mais novos em busca da sabedoria

O tema em estudo e partilha foi uma conferência do cardeal Tolentino de Mendonça sobre o livro bíblico de Qohelet.

Teve lugar no dia 15 de março, o encontro de acompanhamento e formação dos padres mais novos com o bispo de Leiria-Fátima, por videoconferência. O tema em estudo e partilha foi uma conferência do cardeal Tolentino de Mendonça sobre o livro bíblico de Qohelet, também chamado de Eclesiastes. “Qohelet, nosso contemporâneo” era o título. As lições deste livro para os tempos atuais de crise e para a nossa vida e ministério de pastores foi o objetivo que se propuseram.

Contra a visão apocalíptica “pronto a vestir” da cultura contemporânea, incapaz de integrar as interrogações e os dilemas da história, a visão sapiencial de Qohelet integra as contradições dos diferentes tempos históricos, oferecendo-nos a terapia do discernimento ou a meditação aprofundada do que estamos a viver à luz da globalidade do destino humano e desafiando-nos a fazer algo, pois “para tudo há um momento e um tempo para cada coisa”. Entre as crises da cultura atual que o autor bíblico nos ajuda a enfrentar estão: as crises “de memória e de transmissão”, que afetam as relações intergeracionais, “dos modelos de felicidade”, que põe em causa a visão materialista, utilitarista e hedonista da vida, e a “de maturação ou a prova do tempo”, que seja capaz de respeitar a totalidade e a dimensão de mistério que nos abre ao tempo de Deus e às novidades surpreendentes do Espírito.

Na partilha, foram comentados alguns dos aspetos mencionados e sublinhada a necessidade de buscarmos a sabedoria. É com esta que podemos ajudar as pessoas na “qualificação da vida humana”, a explorar o divino que as atravessa, a serem capazes de uma leitura integral da vida e a transitar da ética para a mística, para uma visão divina sobre a vida e a história. A experiência do retiro popular em grupo, a implementação e acompanhamento de percursos espirituais guiados pela Palavra de Deus, a proposta pedagógica teórica e prática da oração e da meditação cristãs, foram algumas das sugestões mencionadas no diálogo.

Esta iniciativa foi organizada e conduzida pelo Serviço de Apoio ao Clero e teve a participação e o contributo do bispo diocesano, D. António Marto, que sublinhou a importância da sabedoria na nossa vida e no ministério, incentivando à sua busca.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.