Foram 14 os sacerdotes que aceitaram fazer o seu retiro proposto pelo Serviço de Apoio ao Clero da Diocese de Leiria-Fátima, ao longo desta semana, de segunda a sexta-feira, no Mosteiro das Irmãs Clarissas, em Monte Real. A maior parte provinha desta Diocese, mas havia também um religioso e um de Coimbra.
A orientação foi do padre Luís Providência, da Companhia de Jesus. Com o método e a temática dos “exercícios espirituais” de S. Inácio de Loiola, conduziu os sacerdotes a buscarem pessoalmente o conhecimento interno de Deus, a partir da Sua Palavra, e a conhecer-se interiormente a si mesmos. O objetivo era “ordenar a própria vida” segundo Deus de modo a viver no amor para com Ele e para com todos os que Ele ama e como Ele o faz. “Só somos verdadeiramente nós mesmos a partir da relação com Deus”, concluiu o sacerdote.
As irmãs Clarissas, com a sua boa hospedagem e o contínuo apoio espiritual, proporcionaram as melhores condições para o retiro. No final, a alegria e a gratidão estava no coração e manifestava-se nos lábios de todos.