Padre Jorge Fernandes: de praça na Academia Militar a sacerdote na Diocese de Leiria-Fátima

D. António Marto considera uma “particular graça de Deus” a ordenação do padre Jorge Fernandes, o 10º padre diocesano que é ordenado nos 15 anos em que é bispo de Leiria-Fátima.

O padre Jorge Fernandes foi ordenado sacerdote este domingo, na Sé de Leiria, após ter feito uma “boa experiência” de 10 anos na Academia Militar, em Lisboa, onde um capelão, padre Luís Morouço, lhe colocou a questão do sacerdócio.

No dia da ordenação sacerdotal, o padre Luís Morouço recordou o ano de 2004, em que chegou à Academia Militar e Jorge Fernandes terminava o período de 10 anos como “praça contratado”, durante o qual assessorou os capelães, continuando essa colaboração nas celebrações, que continuava nos momentos de refeição que se seguiam.

“Foi neste contexto que ao fim de algum tempo, não sei se dois ou três anos, lhe pus a questão de ser sacerdote, mas aquilo não pegou mesmo nada! Voltei à questão após uns anos e aí teve uma consequência diferente”, recorda o padre Luís Morouço.

Capelão na Academia Militar, o sacerdote é natural da Diocese de Leiria-Fátima, gerando ligações de amizade familiar também com o agora padre Jorge Fernandes.

“Fico contente por ele estar nesta diocese. Mas ficaria contente se fosse para a diocese que fosse. É sempre para a Igreja”, afirma.

Para o padre Luís Morouço, o novo sacerdote da Diocese de Leiria-Fátima mostra que “as fileiras também são constituídas por homens de fé” onde nascem “consagrados da Igreja”.

“Espero que a tropa saiba ler isto. É um dos seus”, afirma o anterior capelão na Academia Militar.

O padre Jorge Fernandes sublinha que os “militares não são pagãos”, mas “gente que crê e acredita” e que o ajudou a fazer caminho vocacional.

Para o novo sacerdote da Diocese de Leiria-Fátima, a experiência missionária em Angola foi determinante para a decisão, por ter confirmado o “apelo ao serviço da Igreja”.

Em declarações à Agência ECCLESIA,  o bispo de Leiria-Fátima afirma que o percurso militar e o voluntariado missionário do novo sacerdote é uma “grande experiência humana e social” que o padre Jorge Fernandes leva para o trabalho sacerdotal.

“Isso é uma mais-valia para o exercício de um ministério de proximidade, de compaixão, fazendo sua a dor dos irmãos, e um ministério de ternura, para que as pessoas se sintam como família”, afirmou.

D. António Marto considera uma “particular graça de Deus” a ordenação do padre Jorge Fernandes, o 10º padre diocesano que é ordenado nos 15 anos em que é bispo de Leiria-Fátima.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt