Os jovens também estiveram na Peregrinação Diocesana

O programa da peregrinação para os jovens teve início na tarde de sábado, na Comunidade Cenáculo, onde cerca de 50 jovens se reuniram.

E eis que chega mais um ano no qual somos convidados a rumar a Fátima enquanto Diocese. Foi neste contexto que se realizou, no passado fim de semana, 16 e 17 de março, a 91ª Peregrinação da Diocese de Leiria-Fátima, na qual também os jovens fizeram questão de estar presentes e dar o seu testemunho enquanto Igreja viva, pois “Pelo Batismo, somos Igreja”. É este o tema que acompanha o novo triénio pastoral e que acompanhou também os jovens nesta peregrinação. 

O programa da peregrinação para os jovens teve início na tarde de sábado, na Comunidade Cenáculo, onde cerca de 50 jovens se reuniram. Esta é uma comunidade situada em Fátima que pretende ser um local de acolhimento e de recuperação para jovens que passam pelas mais variadas dificuldades e dependências na sua vida, para que, de algum modo, possam ter um local que seja não só uma escola de vida, mas também uma família que cuida e, com dignidade, volta a mostrar o caminho e alegria de viver que se encontra em Cristo.

Viveu-se uma tarde com atividades diversas, porém com um objetivo comum: reconhecer a importância do papel que os jovens têm na Igreja enquanto batizados. Iniciámos com momentos mais lúdicos e de interação entre o grupo, que pretendiam reforçar os símbolos do batismo na sua vida pessoal: a luz e a água. Em seguida, os elementos da comunidade presentearam-nos com uma dinâmica de integração que incluiu danças e também um importante testemunho de fé que nos fez reconhecer que, por muito que possamos estar perdidos no mundo, Deus encontra sempre uma forma de nos resgatar. O Batismo é, assim, esta certeza de que caminhamos sempre com Deus que nunca nos abandona e que pertencemos a uma grande família que é a Igreja.

Na rua, num ambiente mais descontraído, tivemos a possibilidade de conhecer pessoas concretas que partilharam histórias reais sobre a sua vivência do batismo nas mais variadas vertentes. Com estes testemunhos foi reforçada a certeza de que independentemente do papel mais ou menos ativo que ocupemos ou não na Igreja, estamos inevitavelmente ligados em Cristo pelo sacramento do Batismo, que nos inicia na fé cristã.

Num breve momento, fomos convidados a reafirmar a nossa integração na família diocesana, colocando o nosso nome e respetiva data de batismo numa grande faixa que iria também passar por todos aqueles que a desejassem assinar, na manhã seguinte, no contexto do programa geral da Peregrinação Diocesana.

Assumimos que o ato de peregrinar se estende por um percurso longínquo e de grande durabilidade, no entanto, não foi exatamente o que sucedeu. Realizámos uma pequena peregrinação até à Igreja paroquial de Fátima tendo visitado a pia batismal na qual os Santos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto foram batizados e, junto ao sacrário, junto a “Jesus Escondido”, fizemos um pequeno momento de oração. 

Após o jantar, no salão paroquial da Igreja, retomámos a peregrinação com destino ao Santuário de Fátima. Foi uma caminhada alegre e cheia desta vida que caracteriza os jovens, que durante cerca de 40 minutos cantaram pelas ruas por onde passavam. A calma que a Cova da Iria transmite começou a sentir-se ao chegar ao Santuário e o ambiente começou a serenar para nos prepararmos para participar na oração do terço e procissão de velas que iria decorrer, terminando assim o programa para este dia.

Com toda a Diocese

A participação dos jovens terminou no dia seguinte com a presença nas habituais celebrações da Peregrinação Diocesana. Esperava-nos ainda um momento significativo desta Peregrinação, momento no qual nos reconhecemos parte da família cristã e diocesana. Junto à Basílica da Santíssima Trindade, descemos pelo corredor central segurando a faixa diocesana, agora muito mais completa, levando simbolicamente connosco toda a Igreja da nossa Diocese até à nossa Mãe. 

Junto de Maria, rezámos a oração do Rosário e, em seguida, participámos na celebração da Eucaristia presidida pelo nosso Bispo, D. José Ornelas, no altar do Recinto. Recordou-nos que foi no dia do nosso batismo que nascemos para a família que é a Igreja e que este amor de Deus que recebemos nunca desaparece, mas pelo contrário, redobra-se mesmo quando o caminho é tortuoso e nos desviamos. 

IMG_5494

A peregrinação dos jovens termina com a sentida despedida a Maria, nossa mãe e protetora, pedindo-lhe auxílio para que, enquanto jovens neste mundo atribulado, possamos ser sempre luz, testemunhando a nossa fé e o nosso batismo nos contextos em que nos encontramos.

Apesar do programa específico para os jovens ter terminado, o programa geral da Peregrinação Diocesana continuou durante a tarde, no Centro Pastoral Paulo VI, com a realização da Festa Diocesana. Nesta, relembramos a experiência vivida por milhares de jovens na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, no passado mês de agosto de 2023.

Retiro especial de Natal
7 de Dezembro
, às 09:30
Tesouro Escondido
7 de Dezembro
Partilha da Luz da Paz de Belém
16 de Dezembro
Compreender o Documento Final do Sínodo
17 de Dezembro
, às 21:00
Encontro dos Catequistas da Adolescência
11 de Janeiro
Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress