Orientações para a catequese em tempo de pandemia

Este é um bom instrumento de trabalho para ser usado pelos secretariados paroquiais da catequese, nas reuniões de catequistas, e nas reuniões de pais

Apesar de todas as incertezas quanto ao futuro, o Departamento da Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã elaborou, em colaboração com os secretariados diocesanos, as «Orientações para a Catequese em tempo de Pandemia».

Este documento procura ajudar as comunidades cristãs a pensar e (re)organizar a catequese a nível local sendo, no entanto, um documento em aberto: apresenta algumas orientações e ‘dicas’ para a missão da catequese e dos catequistas no próximo ano catequético, deixando espaço para que as paróquias, párocos e catequistas, façam as adaptações necessárias em cada local, tendo também em conta as diversas hipótese consoante a evolução da pandemia.

Grupos mais pequenos, adaptados às instalações existentes, recurso a outros ritmos e locais, catequese em b-learning, mais presença dos pais, festas da catequese em pequenos grupos, ou maior presença do digital no percurso catequético são apenas algumas da notas presentes no documento que começa por fornecer algumas linhas para 1) Avaliar o impacto da pandemia na catequese, e sugere depois as pistas para a 2) organização do próximo ano catequético.

Nesta segunda parte estão incluídas as A) indicações gerais para a catequese; B) a celebração da fé; e C) indicações fundamentais de logística. Tem ainda dois anexos, o primeiro com os tópicos para a reunião dos catequistas na programação do ano catequético; e o segundo com as normas para os encontros de catequese.

Este é um bom instrumento de trabalho para ser usado pelos secretariados paroquiais da catequese, nas reuniões de catequistas, e nas reuniões de pais, procurando o envolvimento de todos na missão da catequese neste tempo que, sendo de incertezas, poderá ser também de oportunidades para o envolvimento das famílias, para o acompanhamento mais personalizado dos catequizandos, para a formação e acompanhamento dos catequistas, e para o envolvimento de mais adultos na tarefa catequética das comunidades.

DocumentoOrientações para a catequese em tempo de pandemia

A4 PDF: https://is.gd/J0TNjM
Caderno A5 PDF: https://is.gd/cTMyMQ
A4 Word: https://is.gd/a5yYrw

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.