#oMeuPai2021 – Pastoral Familiar quer celebrar o Dia do Pai nas redes sociais

A dinâmica para os mais novos, começa por sugerir que façam um desenho ou arranjem uma fotografia dos seus pais e partilhem na rede social preferida com a hashtag #oMeuPai2021

O Departamento da Pastoral Familiar da diocese de Leiria-Fátima está a divulgar duas propostas a a celebração do dia de S. José, que também é o Dia do Pai. Um desafio é principalmente dirigido a crianças e adolescentes e pretende usar as redes sociais para marcar o dia com a partilha de mensagens ou desenhos alusivos ao pai. Para além disso, preparou um breve esquema de celebração em família, subordinado ao tema “teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura”.

Hashtag #oMeuPai2021

A dinâmica para os mais novos, começa por sugerir que façam um desenho ou arranjem uma fotografia dos seus pais e partilhem na rede social preferida com a hashtag #oMeuPai2021. Também podem incluir uma breve legenda ou mensagem, e juntar a oração do Papa Francisco a São José. Depois, é só fazer uma surpresa ao pai no dia 19 de março e enviar a mensagem para o telefone dele

Todas as publicações que estiverem devidamente marcadas com a hashtag serão publicadas num mural na página oficial da diocese de Leiria-Fátima e na Revista Digital REDE.

Celebração em família antes da refeição

O momento de oração para ser realizado em família neste dia é relativamente breve e de fácil realização. No esquema, que pode ser descarregado em baixo, as crianças são convidadas a preparar uma imagem de São José para oferecer ao pai. Para isso, podem desenhar uma original, pintar um desenho ou fazer um postal. Se for oportuno, podem também preparar uma prenda para dar em família.

Embora seja uma sexta-feira da Quaresma, que traz sempre o convite a um particular cuidado para uma alimentação mais simples, deve cuidar-se de preparar uma refeição em família, tendo atenção aos pormenores de uma mesa bonita e acolhedora. O momento celebrativo que se propõe enquadra-se no momento da refeição em família, como oração inicial.

Sugestão de partilha com os mais pobres

Devido à pandemia muitas pessoas estão a passar por grandes dificuldades. Por esta razão, a Pastoral Familiar, também questiona os mais novos neste sentido: “Já pensaste em usar parte do que irias gastar com a prenda do teu pai para ajudar alguém?”. E faz a proposta final: “a Cáritas, as Conferências de S. Vicente de Paulo, os Centros de acolhimento e muitas outras instituições ficariam muito gratas com a tua ajuda, por mais modesta que seja”.

Celebração Familiar
http://l-f.pt/KUn

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.