A iniciativa partiu do delegado sinodal da paróquia de Fátima, José Carlos Prazeres, e foi bem recebida pela direção do CEF – Centro de Estudos de Fátima, que acolheu e promoveu várias sessões de apresentação do Sínodo dos Bispos 2021-2023 junto dos alunos das turmas do 12º ano.
Terminada a ação, a 15 de fevereiro, o delegado paroquial sinodal conta como foi: “Expliquei-lhes o que é o Sínodo e como todo o processo está a ser desenvolvido. Todos sabemos que este tema não é muito apetecível aos jovens, muito menos em ambiente escolar”. Ainda assim, refere José Carlos Prazeres, os resultados são animadores: “Três das quatro turmas mostraram interesse em ir mais além e querem participar no Sínodo, vão fazer uma reflexão num dos questionários. A pedido dos jovens, a professora de Educação Moral e Religiosa Católica vai fazer o discernimento em conjunto com eles”.
Em breve, José Carlos Prazeres desenvolverá a mesma ação no Colégio de São Miguel, pois também aquela instituição de ensino demonstrou interesse em que os seus alunos percebam o que está em causa e a forma como podem contribuir para este processo eclesial universal que decorre atualmente a nível local.
José Carlos Prazeres refere ainda ter conhecimento que outra grande instituição de ensino de Fátima, o Colégio do Sagrado Coração de Maria, também se encontra a desenvolver atividades com vista à participação dos seus alunos no Sínodo dos Bispos 2021-2023.
Inspirado e adaptado de outros conteúdos semelhantes que encontrou na Internet, com a ajuda de uma das suas três filhas, a mais velha, Rita Prazeres, de 14 anos, José Carlos Prazeres compôs um vídeo informativo sobre o Sínodo 2021-2023.
https://youtu.be/urYEXxkZRew