O Projecto Explica-me assinala o 6.º aniversário

Ao longo de seis anos de existência do projecto, cerca de 60 crianças e adolescentes foram já apoiadas com a colaboração de 60 jovens voluntários envolvidos.

O projecto Explica-me iniciou no dia 31 de janeiro de 2015, pela equipa da Cáritas Jovem, um grupo da Cáritas Diocesana de Leiria.

A Cáritas Jovem surge assim através de amigos e antigos monitores da Colónia Balnear da Cáritas Diocesana de Leiria, que pretendiam dar uma nova expressão ao trabalho desenvolvido pelos jovens nesta organização.

O Explica-me consiste num projecto exclusivamente assente no voluntariado de jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, com formação académica superior, ou com frequência universitária, em várias áreas do conhecimento.

Todos os sábados de manhã, divididos por dois turnos, os voluntários prestam o seu apoio, dando explicações gratuítas a crianças e jovens do 2.º, 3º e ensino secundário, de famílias economicamente mais carenciadas acompanhadas pela Cáritas Diocesana de Leiria.

O Explica-me procura como objetivos combater o insucesso escolar e garantir um melhor aproveitamento escolar, orientar a metodologia de estudo nas disciplinas cujos educandos tenham maior dificuldade e esclarecer questões relativas aos conteúdos e trabalhos das diversas disciplinas académicas.

Este projecto apresenta-se assim, como uma resposta alternativa às dificuldades apresentadas pelas famílias no campo da educação.

O ano lectivo de 2020/2021, foi iniciado no Explica-me preconizando as medidas de segurança para a sua realização, estando actualmente o apoio a ser concedido a 18 crianças e adolescentes, e contando com a participação de 20 voluntários.

Todavia, e atendendo à situação atual, modo a salvaguardar o bem-estar e saúde de todos os intervenientes, as explicações presenciais neste ano lectivo foram interrompidas, estando o apoio a ser disponibilizado através dos meios digitais. 

Ao longo de seis anos de existência do projecto, cerca de 60 crianças e adolescentes foram já apoiadas com a colaboração de 60 jovens voluntários envolvidos.

Dado não ser possível a realização de nenhuma atividade para assinalar a data, foi elaborado um vídeo com o testemunho de atuais e anteriores explicadores do projecto, que pode ser visto na página do Facebook da Cáritas Jovem e em Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.