O grito de amor e verdade do crente pelo “Ut omnes unum sint”

349 visualizações

Entre todas as minhas limitações e com mais veemência, desde os dezoito anos, que os valores evangélicos me sugeriram viver o momento presente, sem esquecer que o legislador e o príncipe da verdade é Jesus Cristo. Quis-me aniquilar na minha pessoalidade, tentando viver a frase das Jornadas Mundiais da Juventude de Santiago de Compostela, a convite do saudoso Papa João Paulo II, em 1989: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Se eu morrer em breve, é preciso que se inscreva sobre a pedra da minha sepultura que eu também acreditei no amor. E sobretudo, que desejei ser um inspirado político à face da terra, de molde a governar a polis com sabedoria. E, sobretudo, que amei a verdade ao ponto de querer ser um eminente filósofo da história do pensamento, ancorado no filho unigénito de Deus. Não poderei ainda deixar de querer lacrar na minha tumba, que desejei ardentemente despojar uma esbelta mulher fruto da fantasia divina, qual arquétipo de feminilidade. A intangível é Maria, a seguir estaria ela, uma pequena Maria jurídica, capaz de confortar com o dardejar do seu olhar os desgostos da vida.

Quando descer à poeira terrestre, blasfemarei igualmente contra Ti, pai eterno, por não me teres concedido uma morte mais corajosa e proporcional à minha força e bravura, de que foi exemplo Pedro, com os braços escancarados entre o céu e a terra, num esvaimento sanguinolento que, retesando as veias, permitiu experimentar a glória do madeiro. Só vos peço uma coisa, santíssima mãe, roga ao pai para que me conceda a fidelidade para todo o resto da minha vida: não mais quero ficar sem deixar de obedecer à tua vontade celestial. Se tal desiderato não for viável, que recomece o mais depressa possível, depois de digerir o fel do tempo esbanjado em vão, nesta única vida que me foi concedida.

Se eu fosse digno da graça divina! Ajudar no concretizar do “Ut omnes unum sint” (para que todos sejam um), vivendo uma aventura abençoada pelos céus, para além de toda a fantasia.

Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia