A renovação das equipas presbiterais da diocese de Leiria-Fátima continua neste fim de semana, com a entrada em funções de novos párocos em várias paróquias.
No sábado, 8 de março, o padre Fábio Bernardino inicia o seu serviço como pároco de Carnide, sucedendo ao padre João Feliciano. A tomada de posse será formalizada numa celebração na igreja paroquial, às 19h30. A paróquia de Carnide integra a Unidade Pastoral (UP) 7, juntamente com Colmeias, Memória, Vermoil e Meirinhas. O padre Joaquim Gonçalves, pároco de Colmeias e Memória, também faz parte da equipa presbiteral desta Unidade. O padre Fábio Bernardino manterá a responsabilidade sobre as paróquias de Vermoil e Meirinhas. Embora esta UP já esteja definida, o seu início formal está marcado para 6 de abril, às 16h00, em Vermoil.
No domingo, 9 de março, as UP 14 e 3 também receberão novos párocos. A UP 14, que reúne as paróquias de Mira de Aire, Minde, Serra de Santo António, Alvados e Alcaria, será oficialmente apresentada em Mira de Aire, às 9h30. A sua equipa presbiteral será composta pelos padres Davide Gonçalves e João Pina Pedro. O padre Davide assumirá Mira de Aire, Alvados e Alcaria, com início de funções a 9, 11 e 12 de março, respetivamente. O padre João Pina Pedro será o novo pároco de Minde, com celebração às 11h30 de 9 de março, e de Serra de Santo António, com início a 10 de março, às 19h30.
A UP 3, que abrange Maceira, Marinha Grande, Pataias e Alpedriz, contará com o padre Nuno Gil como novo pároco destas duas paróquias. As celebrações de tomada de posse serão no dia 9 de março, às 15h30 em Alpedriz e às 17h30 em Pataias. Este sacerdote juntará a sua missão à equipa presbiteral composta pelos padres Cristiano Saraiva, Patrício Oliveira e Lucas Mendes. A formalização desta UP ainda não tem data marcada.
O bispo diocesano, D. José Ornelas, explicou que esta reorganização territorial resulta de um “caminho feito pela nossa Igreja de Leiria-Fátima, num processo ativo de reflexão e consulta dos membros do clero, dos leigos e leigas e das comunidades de vida consagrada, que conduziu à organização das 73 paróquias da Diocese em 17 Unidades Pastorais, agrupadas em 7 Vigararias, conforme consta do documento ‘Transformação Pastoral da Diocese de Leiria-Fátima’, publicado a 13 de agosto de 2024”. O processo ainda não está concluído e continuará a envolver os responsáveis diocesanos nos próximos tempos.