O novo Secretariado Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) apresenta-se aos mensageiros e consagra-se a Nossa Senhora do Rosário de Fátima a 8 de dezembro, no Santuário de Fátima. O programa tem início na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores e culmina na Capelinha das Aparições onde a nova equipa nacional se consagra a Nossa Senhora.
Eleito em setembro, o novo presidente do Secretariado Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), Filipe dos Santos Ferreira, da paróquia de Pousos, na diocese de Leiria-Fátima, já formou a equipa que nos próximos três anos coordenará o MMF. É constituída por 15 elementos, incluindo o presidente, e o vice-presidente, Miguel Ferreira.
Mantém-se assistente-geral do MMF o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e o novo assistente-nacional é o padre Daniel Mendes, sacerdote da diocese de Coimbra atualmente ao serviço no Santuário de Fátima como capelão.
A data escolhida para a apresentação e consagração da nova equipa nacional reveste-se de um simbolismo especial, por ser o dia da solenidade da Imaculada Conceição. “Em primeiro lugar somos mensageiros de Nossa Senhora e, por isso, queremos confiar-Lhe os nossos trabalhos no Movimento e as nossas vidas”, diz Filipe Ferreira.
O novo presidente considera que as atividades do MMF “são todas muito boas, mas sofreram com a pandemia, com a dificuldade de não nos podermos encontrar presencialmente. O desafio é agora o de movimento sair de si próprio, definir um rumo e percorrer esse caminho”.
O programa da jornada é o que a seguir se apresenta:
8:45 – Acolhimento
9:00 – Oração da manhã (Filipe Ferreira)
9:45 – Apresentações (Miguel Ferreira)
10:30 – O Movimento da Mensagem de Fátima (Pe. Daniel Mendes)
11:30 – Eucaristia (Pe. Manuel Antunes, antigo assistente-nacional do MMF
12:45 – Almoço
14:00 – Reunião de trabalho (Filipe Ferreira)
16:00 – Terço e Consagração a Nossa Senhora (na Capelinha das Aparições)
O Movimento da Mensagem de Fátima é uma associação canónica de fiéis que se dedica à formação e apostolado. Tem mais de cem mil associados e alguns milhares de grupos de ação paroquial em todas as dioceses portuguesas, incluindo nos Açores e da Madeira. Os presentes Estatutos do MMF datam de 11 de dezembro de 2012.