Por comunicação do Gabinete do Bispo Diocesano, de 24 de novembro de 2022, foi tornada pública a nomeação do padre Jorge Manuel Pombo Fernandes, capelão dos Estabelecimentos Prisionais de Leiria (Capelania de Nossa Senhora da Libertação e Capelania de Nossa Senhora do Rosário de Fátima).
A 12 de dezembro de 2022, durante a manhã, no EPL (Jovens), antiga Prisão Escola, perante o Bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas Carvalho, tomou posse da Capelania de Nossa Senhora da Libertação o padre Jorge Manuel Pombo Fernandes. Assistiram ao ato a diretora daquele estabelecimento prisional, Joana Isabel Pina Patuleia Figueiras, a diretora adjunta Carla Pragosa, alguns funcionários daquela estrutura diretiva, o chefe da guarda prisional, comissário Jorge Penacho, o vigário-geral desta diocese, padre Jorge Guarda e alguns elementos da Associação de Visitadores “Os Samaritanos”.
Após a leitura da nomeação e apresentação do novo capelão, o nomeado leu o compromisso e procedeu à assinatura da ata.
A diretora dirigiu uma palavra de saudação ao novo capelão, traçando ao mesmo tempo uma perspetiva daquela população prisional e da sua esperança no futuro.
A finalizar este ato, o capelão salientou o que pensa ou deseja sobre o trabalho pastoral para aquele estabelecimento prisional.
Durante a tarde do mesmo dia, assumiu também a Capelania de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, EPL (Regional), perante o Bispo diocesano.
Assistiram ao ato o diretor daquele estabelecimento, João Pessoa Tavares, a diretora adjunta, Natividade Monteiro, o vigário-geral da diocese, padre Jorge Guarda e alguns elementos da Associação de Visitadores “Os Samaritanos”.
Após a leitura da nomeação e apresentação do novo capelão, o nomeado leu o compromisso e procedeu à assinatura da ata.
De seguida, o Diretor agradeceu ao capelão cessante, frei Bruno Peixoto, ausente por razões pessoais, todo o trabalho ali desenvolvido ao longo de vários anos.
A finalizar este ato, o capelão salientou o que pensa sobre o trabalho pastoral para aquele estabelecimento prisional, havendo de seguida espaço para uma visita a todo o edifício, nomeadamente à capela onde nos aguardavam vários reclusos e a quem o senhor Bispo e também o novo capelão dirigiram palavras de encorajamento, ânimo e esperança.