Nova Junta Regional do CNE de Leiria-Fátima tomou posse

529 visualizações

A nova Junta Regional de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas tomou posse na noite de quarta-feira, 20 de maio, na igreja do Convento de São Francisco, nos Capuchos, em Leiria, numa cerimónia marcada pela celebração da Eucaristia, pelo compromisso dos dirigentes eleitos e pela presença de representantes da Igreja, autarcas, dirigentes nacionais e regionais do movimento escutista e dezenas de escuteiros e familiares.

A cerimónia iniciou-se com a celebração da Eucaristia presidida por D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, integrada no contexto do Ano Jubilar Franciscano, que assinala os 800 anos da morte de São Francisco de Assis. Na admonição inicial foi recordado que “o Papa Francisco, que escolheu o nome com referência a São Francisco de Assis, é a figura de referência para o próximo triénio de atividades no CNE, a nível nacional e também na nossa Região”.

Foi sublinhado ainda que esta nova etapa surge “com a primeira Junta eleita no segundo centenário desta história”, confiando “nas mãos de Deus os projetos que agora se iniciam”, com o propósito de continuar “a ajudar crianças e jovens a serem construtores de um mundo cada vez melhor”.

Galeria fotográfica https://photos.app.goo.gl/zoQxA9C4Uo8uHQCp7

Escutismo como serviço e educação integral

Na intervenção de abertura da cerimónia de tomada de posse, o presidente da Mesa do Conselho Regional, Albertino Rainho, destacou o papel educativo e comunitário do escutismo católico, defendendo que “todos precisamos uns dos outros e só em verdadeira comunidade conseguimos sobreviver e ser felizes”.

Referindo-se à missão do Corpo Nacional de Escutas, afirmou que “o escutismo não é só acampamentos, isso é apenas um meio para os nossos objetivos”, acrescentando que o movimento procura “contribuir para a educação dos jovens”, ajudando “a construir um mundo melhor, em que as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade”.

Na mesma intervenção, evocou também a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, defendendo uma “ecologia integral”, que inclui “o melhor para o meio ambiente”, mas também “as dimensões humanas e sociais”.

Albertino Rainho agradeceu ainda a disponibilidade dos dirigentes que assumem funções para o novo triénio e deixou palavras de reconhecimento aos elementos da equipa cessante que deixam a Junta Regional. “Para os que deixam esta equipa e estou certo continuarão ‘sempre alerta para servir’, um obrigado pelo trabalho e dedicação ao escutismo”, afirmou.

Esta imagem não tem texto alternativo. O nome do ficheiro é: Nova-Junta-Regional-do-CNE-de-Leiria-Fatima-tomou-posse.jpg

Pedro Nogueira fala de continuidade e futuro

Após o momento formal da tomada de posse e assinatura do compromisso pelos dirigentes eleitos, Pedro Nogueira renovou oficialmente o mandato como chefe regional para o triénio 2026-2029.

No discurso dirigido aos presentes, começou por agradecer a confiança depositada pela Região de Leiria-Fátima: “As primeiras palavras são para a Região de Leiria-Fátima, por terem acreditado e votado neste projeto para o próximo triénio”.

O chefe regional considerou tratar-se de “um dia especial” e afirmou que a nova equipa assume funções “com humildade”, procurando “continuar a liderar a Região e poder continuar a partilhar o ideal escutista”.

Pedro Nogueira explicou que o novo mandato dará continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos, embora reforçado “com novas ideias para a construção do caminho do segundo centenário da Região”. Segundo afirmou, o objetivo passa por “lançar novas bases para o futuro, mantendo a prioridade no desenvolvimento integral das crianças e jovens como base para um amanhã mais forte e próspero”.

O responsável regional destacou ainda o lema escolhido para o mandato — “A Força de Nós” — explicando que simboliza “a união, a força e a capacidade coletiva de moldar o futuro da nossa Região”.

“Tínhamos como símbolo o nó direito, que para além de apelar ao imaginário e simbologia escutista é um nó que é versátil e é símbolo da fraternidade mundial do escutismo”, acrescentou.

Cerimónia reuniu Igreja, autarcas e dirigentes nacionais

A celebração contou com a presença de várias entidades civis e religiosas, entre elas D. José Ornelas, o assistente nacional do Corpo Nacional de Escutas, padre Daniel Nascimento, o chefe nacional Ivo Faria e o próximo chefe nacional, já eleito, Bento Sousa Lopes.

Marcaram também presença representantes dos municípios de Leiria, Marinha Grande, Ourém e Porto de Mós, bem como dirigentes regionais, antigos chefes regionais, representantes de agrupamentos da Região de Leiria-Fátima, escoteiros e outras instituições locais.

Durante a cerimónia, os dirigentes eleitos receberam as respetivas insígnias, previamente benzidas na Eucaristia. No momento da tomada de posse, D. José Ornelas afirmou que a Igreja de Leiria-Fátima lhes confiava “a missão de coordenar e animar o Escutismo Católico nesta Diocese”, convidando-os a assumir essa responsabilidade “como serviço a Deus e à Igreja, para a construção de um mundo melhor”.

A cerimónia terminou com a bênção final e um porto de honra nos claustros do convento.

Siga-nos nas redes sociais:

Notícias escutistas!

Se quiseres receber no teu e-mail e em tempo real as notícias sobre o escutismo da Região que publicamos aqui, subscreve a nossa newsletter
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

NEWSLETTER

Receba as notícias no seu email​
Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia